Programa Trainee Entenda como implantar e quais os benefícios

Canal Mudes

Se você busca um talento qualificado que possa se desenvolver na sua empresa veja as vantagens de implantar o programa trainee

 

Busca um candidato qualificado que se desenvolverá na empresa e permanecerá por mais tempo? Esse é um dos objetivos do Programa Trainee. A grande vantagem dos programas de trainee é formar uma equipe com profissionais capacitados para o futuro da organização.

Com o desenvolvimento adequado, muitos trainees podem se tornar funcionários de destaque, líderes, gerentes, ou até diretores a longo prazo. Mas, apesar das grandes vantagens que o programa propicia, as pequenas e médias empresas ainda hesitam ou desconhecem os benefícios de contar com os trainees em suas equipes.

 

Quais as vantagens do Programa Trainee?

Os programas de trainee cresceram no país, capitaneados por grandes empresas, com o objetivo inicial de selecionar profissionais capazes de assumir projetos estratégicos e trazer resultados de forma mais rápida, em curto prazo. No entanto, pequenas e médias empresas também podem se beneficiar com a contratação de trainees.

 

Quando a empresa se propõe a contratar trainees estão também moldando funcionários competentes que podem vir a colaborar de maneira significativa em um futuro próximo, trazendo resultados palpáveis.

 

A contratação de trainees pode trazer movimento à empresa, pois, normalmente, esses jovens possuem novas ideias e vontade de colocar em prática o que aprenderam durante sua formação acadêmica.

 

O processo de desenvolvimento do trainee permite que o jovem percorra diversos setores e departamentos na empresa para que adquira uma visão mais geral, pois a intenção é que ele ganhe um futuro cargo de gestão ou supervisão. Esse procedimento contribui para o surgimento de ideias de novos negócios e processos que poderão ser aproveitados pela empresa.

 

Além disso, as organizações que se destacam com o programa trainee acabam tendo uma maior valorização da sua imagem, sendo disputadas pelos melhores talentos.

 

Pré-requisitos

O trainee é um funcionário efetivo da empresa, regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT -,  e com todos direitos: 13º salário, FGTS, férias etc.

 

Formandos ou recém-formados (até 2 anos) podem se candidatar a vagas de trainee e passam por um rigoroso processo seletivo promovido por dinâmicas, testes, entre outros.

 

Os cargos de trainee geralmente são oferecidos por instituições que buscam identificar os melhores talentos para assumir cargos qualificados ou de liderança.

 

Com esse intuito, as empresas desenvolvem esses profissionais com supervisão, treinamentos ou capacitações. O programa costuma durar geralmente entre um e dois anos, e na maioria das vezes esses colaboradores permanecem na empresa após esse período.

 

Processo seletivo

Geralmente, as fases iniciais do processo seletivo são mais técnicas, ao avaliar o currículo ou notas em testes. A partir das etapas seguintes e principalmente nas fases de dinâmica, painel ou entrevistas, é realizada a avaliação comportamental.

 

A Mudes realiza o processo de triagem, recrutamento, seleção e encaminhamento dos candidatos. Ao optar pela contratação dos serviços de trainee da Mudes, a empresa conta com uma grande quantidade de candidatos para os processos seletivos; com a divulgação das vagas disponíveis diretamente nas instituições e com o apoio dos profissionais da fundação na composição do perfil e condução da seleção.

Além disso, os processos seletivos do Mudes são realizados com a participação das empresas, facilitando a escolha do candidato aprovado.

 

Diferenças entre trainee e estagiário

Os termos “estágio” e ‘trainee” muitas vezes são citados sem distinção, como se fossem a mesma coisa. Embora esses dois programas sejam voltados para jovens talentos que estão no início de carreira, eles possuem conceitos bem diferentes.

Apesar de não ser considerado um vínculo empregatício, é regulamentado pela lei nº 11.788/08. O estágio tem como público-alvo apenas estudantes. As empresas devem disponibilizar um profissional experiente para supervisionar o estagiário e atribuir funções que não sobrecarreguem o colaborador e possuam cunho educativo, entre outras prerrogativas.

O trainee, por sua vez, precisa ter se graduado recentemente e é um funcionário registrado da empresa como os outros, mas que passa por um treinamento especial para ocupar um cargo júnior e, posteriormente, pleno e sênior.

 

Programa Trainee da Fundação Mudes

A Mudes realiza o Programa Trainee junto a empresas conveniadas para a inserção de profissionais recém-formados ou com até dois anos de conclusão. Disponibiliza às organizações atendimento personalizado, com processos seletivos focados nas necessidades descritas pelas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

O principal diferencial dos nossos processos seletivos de Trainee está no sistema de triagem, pois leva em consideração nosso banco de dados. Dessa forma, podemos conferir o desempenho técnico e comportamental de pessoas que já participaram dos nossos programas de estágio e aprendizagem.

 

Etapas

· Assessoria na definição do perfil do trainee

· Processos seletivos customizados

· Assessoria no acompanhamento e avaliação do processo

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.