Quem somos

“Vida Terrestre” é o foco do objetivo 15 da Agenda 2030 

Canal Mudes

No que tange a este tema, a Organização das Nações Unidas preconiza a proteção, recuperação e o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. Também figuram como medidas imprescindíveis a gestão sustentável das florestas, o combate à desertificação, a preservação da biodiversidade e a recuperação das áreas degradadas.

 

Conheça algumas das 12 metas fixadas pela ONU para efetivar este propósito: 

 

  • Até 2030, combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradado, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações, e lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação do solo; 

 

  • Até 2030, assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha, incluindo a sua biodiversidade, para melhorar a sua capacidade de proporcionar benefícios que são essenciais para o desenvolvimento sustentável; 

 

  • Tomar medidas urgentes para acabar com a caça ilegal e o tráfico de espécies da flora e fauna protegidas e abordar tanto a demanda quanto a oferta de produtos ilegais da vida selvagem; 

 

  • Mobilizar e aumentar significativamente, a partir de todas as fontes, os recursos financeiros para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas; 

 

  • Mobilizar recursos significativos de todas as fontes e em todos os níveis para financiar o manejo florestal sustentável e proporcionar incentivos adequados aos países em desenvolvimento para promover o manejo florestal sustentável, inclusive para a conservação e o reflorestamento; 

 

  • Reforçar o apoio global para os esforços de combate à caça ilegal e ao tráfico de espécies protegidas, inclusive por meio do aumento da capacidade das comunidades locais para buscar oportunidades de subsistência sustentável. 

 

O Planeta é constituído por, aproximadamente, 70% de água e 30% de terra, sendo dois quintos ocupados por desertos ou regiões cobertas por gelo; um terço por pastagens, florestas ou montanhas; e o restante por áreas cultiváveis. É este ecossistema diversificado que compartilhamos com milhares de espécies animais e vegetais. 

 

Para promover um meio ambiente saudável e evitar a extinção de espécies ameaçadas, é necessário tomar medidas urgentes e significativas, objetivando reduzir a degradação da natureza, dentre outras medidas que assegurem a gestão sustentável, a saúde e o bem-estar de todos os habitantes do Planeta Terra. 

 

Fundação Mudes promove fórum permanente sobre natureza 

Alinhada com a Agenda 2030 e visando contribuir com proposições que dialoguem com as metas do objetivo 15, a Fundação Mudes realiza, dia 12/09, o “Fórum Jovem Permanente de Proteção à Natureza”. 

 

O evento – que será realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) –, vai promover debates, oficinas e palestras sobre ações positivas de convivência e proteção ao meio ambiente. 

 

O fórum tem como meta criar um espaço permanente de debates para os jovens brasileiros, centrado na importância da proteção à natureza, com a finalidade de abrir horizontes para ampliar a percepção e a conscientização de que todos os cidadãos podem desenvolver ações em defesa de um meio ambiente saudável. 

 

Para se inscrever no evento, acesse: https://lnkd.in/dSXefF-e 

 

Clique aqui e conheça nosso compromisso com as ações propostas pela ONU. 

 

Para detalhes da “Agenda 2030” da ONU, clique aqui. 

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.