Mundo PcD: conheça a trajetória do empresário Cassiano Fernandez

Estudantes

História de vida, oportunidades de trabalho, primeiro emprego e o dia a dia no universo PcD 

 

“Eu sempre soube da minha condição, mas eu sempre procurei tratar a minha realidade de maneira leve. Eu preciso de uma cadeira de rodas para me locomover, então eu e cadeira, a gente convive. Ela não é um empecilho, ela é parte de mim. A cadeira de rodas é como os óculos de grau, você usa porque você precisa, é uma extensão de você mesmo.”

 

O primeiro trabalho remunerado de Cassiano foi no IBDD – Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência – antes mesmo de realizar a formação acadêmica , depois disso Cassiano trabalhou por cinco anos no primeiro emprego de carteira assinada: em uma agência de publicidade (já com a formação acadêmica concluída), mas foi dispensado por conta de cortes na empresa durante a pandemia da Covid-19.  

 

“Eu não fui demitido para ser substituído, eu fui demitido porque as vagas sujeitas a demissão foram extintas”

 

No mesmo ano da demissão, ainda em 2020, Cassiano recebeu a proposta de empreender em sociedade com seu companheiro: 

 

“Ou eu abraço essa ideia para tentar ter uma vida independente da minha família, ou eu fico aqui estagnado. Foi aí que a minha cabeça abriu e quando eu entrei nesse processo, eu entrei de cabeça, com a mesma força que eu não queria, que eu estava com medo, eu fui com tudo.” 

 

Cassiano Fernandez. Foto: Arquivo Mudes 

 

“O meu recado, resumindo é: PcDs do meu Brasil, não se vitimizem, vão à luta, batalhe. Eu sei que a nossa vida é uma eterna e diária batalha, mas eu estou falando do outro tipo de batalha, batalhem por aquilo que vocês almejam, por aquilo que vocês querem, vão atrás dos seus sonhos. Não tratem a deficiência como um empecilho!” 

 

Assista ao vídeo para conferir a entrevista de Cassiano Fernandez na íntegra: 

Conheça nossas oportunidades para PcD! 

Se cadastre e tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.