Diversidade e inclusão social são temas que vêm ganhando cada vez mais relevância e popularidade na sociedade, sobretudo, nas empresas, que atuaram pautadas em ações que viabilizem a inserção e integração de profissionais dos mais variados perfis no mundo do trabalho.
Organizações que incorporam aos seus valores o verdadeiro apoio à causa da diversidade projetam favoravelmente sua marca, gerando engajamento e imagem positiva perante seus públicos. O contrário ocorre com aquelas empresas que não se preocupam em promover a temática.
O primeiro passo é realizar processos seletivos que coloquem em igualdade de concorrência candidatos de todos os perfis. Uma equipe homogênea, engessada, limita futuras mudanças. É preciso quebras paradigmas e preconceitos, que, muitas vezes, podem passar despercebidos e influenciar diretamente na seleção de colaboradores.
O RH tem a função primordial de ser o promotor da diversidade nas empresas, realizando ações com as lideranças, de modo a buscar iniciativas e soluções que integrem os diferentes perfis de colaboradores.
Esta sinergia ainda é desafiadora, pois não são raros os casos de preconceito nas organizações, ainda que velados. No entanto, a situação é reversível! Empatia, esclarecimento, iniciativa, boa vontade são algumas palavras que balizam este processo de integração da diversidade.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.