Trabalho híbrido: cinco dicas de boas práticas para se adaptar bem

Empresas

Atualmente, parte das empresas está aderindo ao modelo híbrido, ou seja, os colaboradores têm a flexibilidade de trabalhar na sede da organização e em casa, misturando, assim, o presencial com o home office.    

  

O home office se popularizou com o surgimento da pandemia da Covid-19, quando muitas empresas tiveram que adotar este regime de trabalho durante o período de isolamento social. 

  

Com o híbrido, os funcionários têm mais facilidade para equilibrar trabalho e vida pessoal; podem otimizar seu tempo, o que significa mais bem-estar, pois o cansaço pelas horas no trânsito se deslocando até o escritório é eliminado. A modalidade também é vantajosa para a empresa, já que diminui custos, reduz a rotatividade e eleva o engajamento e a satisfação dos colaboradores.   

  

Para que o modelo realmente funcione e seja um sucesso, é preciso haver disciplina e planejamento. Confira cinco dicas de boas práticas para você se adaptar bem ao trabalho híbrido: 

  

Comunicação/trabalho em equipe 

É necessário estabelecer uma comunicação efetiva entre as equipes. Por meio de ferramentas de chat, é possível manter uma comunicação assertiva e compartilhar informações sobre os projetos e as atividades que estão sendo desempenhados. 

  

Produtividade  

Manter a produtividade no híbrido é essencial para não perder prazos e atrasar o fluxo de trabalho. Para que isso ocorra, planejamento e organização são imprescindíveis. Fixe metas que possam ser cumpridas no dia ou na semana.   

  

Planejamento diário 

Seja presencial ou home office, o planejamento é o diferencial para a boa execução das suas demandas. Esteja ciente das tarefas que precisa começar ou terminar. Esta é a melhor maneira de se organizar e ser produtivo. 

  

Cenário das videoconferências  

Um fator muito importante é o cenário das videoconferências. Quando participar de uma reunião on-line, fique atento ao ambiente que está atrás de você. Isso é fundamental para evitar constrangimentos. Outra dica é manter o microfone desligado e só acioná-lo ao falar. Estar com uma vestimenta adequada também é de bom tom. 

  

Cuide da sua saúde mental! 

Atualmente, muito se fala sobre saúde mental. Segundo pesquisa da agência de comunicação FSB, para 53% dos brasileiros, a saúde emocional piorou durante a pandemia. Com isso, ter práticas e hábitos saudáveis, e evitar a sobrecarga de trabalho durante o expediente são fundamentais para evitar as Síndromes de Burnout e Boreout, além de outras doenças relacionadas, como depressão e ansiedade.   

  

Quer saber mais sobre as modalidades de trabalho? 

Confira: Presencial, remoto ou híbridotrabalho presencial antes e depois da pandemia

Impulsionamos o crescimento e o posicionamento no mercado para os jovens por meio da educação.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.