Quem somos

Cuidados com os cenários das videoconferências

Canal Mudes

É inegável que as videoconferências tiveram o seu boom com a chegada da pandemia.  De um dia para o outro, o mundo precisou transpor a vida real para a virtual. Não houve escolha. As empresas ressignificaram o espaço corporativo, e os funcionários passaram fazer da sua casa o seu local de trabalho.

 

O grande desafio foi acostumar com esta mudança repentina e ter o seu lar, um lugar particular e informal, como cenário para trabalho e, principalmente, reuniões por videoconferência. As pessoas não estavam habituadas à sinergia entre local de trabalho e residência; com isso, não foram raras as vezes em que situações delicadas aconteceram e causaram boas risadas ou até mesmo constrangimento. De lá para cá, inúmeras foram as gafes cometidas em videoconferências, que se tornaram memes nas redes sociais e pautas dos noticiários. 

 

O fato é que ninguém estava preparado para as surpresas do home office, muito menos para fazer da residência seu escritório, sobretudo, quando o local é pequeno, tem-se crianças pequenas, pets e sons externos. Manter o foco nas reuniões, administrar vida pessoal e profissional em um mesmo ambiente, e ficar alerta para evitar eventuais inconvenientes requerem uma boa dose de controle psicológico. 

 

Nem tudo é possível prever, mas alguns cuidados podem ser tomados para prevenir a ocorrência de situações delicadas:  

  • Use trajes adequados para as reuniões! Ainda que esteja em casa, você está tratando de assuntos profissionais. Você não trabalharia na empresa de pijama, não é? 
  • Cuidado com o ambiente ao fundo! Se não conseguir usar o filtro das plataformas virtuais, posicione-se na frente de uma parede neutra. Lembre-se que, além de você, ficará exposto tudo o que estiver ao seu redor; 
  • Escolha um local da casa onde consiga ter mais privacidade. Se não for possível, avise à sua família que entrará em reunião, a fim de que não seja interrompido; 
  • Cuidado com o microfone! Deixe-o fechado durante a reunião e acione somente quando for falar. Tenha atenção também para desligá-lo ao término da sua participação. Desta forma, você evita que ruídos externos prejudiquem a reunião. 

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.