Como se desligar da empresa em home office?

Canal Mudes

O novo modelo de trabalho adotado durante a quarentena, foi o sistema remoto. Muitas empresas e organizações deixaram seus funcionários trabalhando de casa, porém estamos vivendo tempos difíceis e infelizmente demissões ocorreram nesse período.

 

Algumas empresas tiveram que rever seu número de funcionários, para poder seguir em frente, diante de tantas incertezas e instabilidade. E diante dessas consequências, muitos desligamentos tiveram que acontecer de forma remota, já que muitos funcionários estão de home office.

 

Mas será existe uma maneira correta de se desligar de um emprego, por computador? Como pode ser feito um desligamento do seu trabalho ou de um colaborador, de forma à distância? É sobre esse tema que contamos aqui para você, nesse texto!

 

Demissão humanizada

Nunca é fácil pedir demissão ou ser demitido. É uma decisão difícil que merece ser feita de forma responsável. Mas o que seria a demissão humanizada?

 

Esse tipo de demissão pode ser feito por chamada de vídeo ou telefônica, onde com uma justificativa plausível para a demissão do funcionário, os gestores explicam de forma cuidadosa e empática os motivos pela demissão. Dessa maneira, esse tipo de processo prioriza a trajetória do funcionário na empresa ou organização e demonstra respeito pelo seu trabalho feito até tal momento.

 

Caso contrário, o funcionário queira pedir demissão é necessário que ele esteja atento também, para fazer isso com bom senso e respeito. Ele deve comunicar ao responsável pelo setor e informar ao DP; ou após informar ao responsável enviar um e-mail para o departamento pessoal informando o desejo de se desligar da empresa.

 

Para um colaborador não sair mau da organização é preciso que ele seja responsável e verdadeiro, que ele cumpra com as obrigações com a empresa até o seu último dia.

 

A assessora técnica da Fundação Mudes, Débora Moraes deixa uma dica para quem quer comunicar a demissão.

“A Dica é que ele sempre comunique ao seu superior a sua vontade de se desligar e informe também se ele poderá ou não cumprir o aviso, para que a empresa se organize para a contratação de um novo funcionário ou até mesmo a necessidade de um outro funcionário do setor cubrir a vaga em aberto. Quando o funcionário, durante seu tempo na empresa, cumpre com seus horários e faz bem o seu trabalho, ele nunca será mal visto. Pelo contrário, fará falta”.

 

Estágio e Aprendizagem

No estágio e na aprendizagem, denomina-se desligamento o jovem que quer deixar seu estágio ou emprego de aprendiz. Não utiliza-se o termo demissão.

 

Em relação ao estágio, o jovem pode ser desligado a qualquer momento, já que não possui vínculo empregatício com a empresa.

 

Mas se ele desejar pedir o desligamento do estágio, em home office, não existe uma regra estabelecida. O estagiário deve agir com muito bom senso e respeito, da melhor forma possível, para sair com a mesma boa imagem que entrou na empresa.

 

Para a Aline Cipriano, assistente administrativa da Fundação Mudes é necessário avisar com antecedência.

“Informar, ao seu superior na empresa, com o máximo de antecedência possível, preferencialmente por telefone ou chamada de vídeo, que acredito ser a forma mais pessoal. Mas se o contato é exclusivamente realizado por mensagens ou e-mails, também pode ser utilizado para o desligamento. Basta que o estagiário tenha bom senso. Daí em diante deve seguir os procedimentos da empresa: comparecer presencialmente para algum procedimento, ou apresentar uma carta de próprio punho do estagiário, etc”.

 

E para Aprendiz, as hipóteses de rescisão do contrato são: término do seu prazo de duração; quando o Aprendiz chegar à idade-limite de 24 anos, salvo nos casos de Aprendizes com deficiência; Ou, antecipadamente, nos seguintes casos:

  • Desempenho insuficiente ou inadaptação do Aprendiz;
  • Falta disciplinar grave (art. 482 da CLT);
  • Ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo;
  • A pedido do Aprendiz.

 

Caso o aprendiz, queira se desligar da empresa, a gerente de desenvolvimento e educação da Fundação Mudes, Célia Gonzaga ressaltou: “A primeira coisa que o Aprendiz tem que fazer é enviar para o RH ou DP da empresa, uma carta de próprio punho, solicitando o desligamento do programa de aprendizagem da empresa. Cada empresa trabalha de uma maneira, tem empresa que se o jovem estiver home office ele precisa ir presencialmente, tem empresa que está totalmente de home office e aí sim, o jovem envia por e-mail.”

 

Esperamos ter ajudado a saber como agir da melhor forma possível nesse momento, que é delicado. Mas lembre-se que na hora de tomar essa decisão sempre será preciso:

  • Humildade
  • Bom senso
  • Respeito
  • Responsabilidade

 

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CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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