Fundação Mudes participa de evento sobre educação

Canal Mudes

Muito se tem pensado sobre a educação no Brasil. Durante anos, educadores e profissionais ligados de forma direta ou indireta a instituições de educação, tem buscado discutir metodologias que melhorem o quadro de evasão escolar, acessibilidade, inclusão, participação da sociedade e da família e ainda, o processo de gestão escolar.

Nos dias 16 e 17 de setembro, na Cidade das Artes, educadores de vários segmentos estiveram reunidos na 6º edição do EDUCAÇÃO 360 Encontro Internacional para discutir sobre os melhores rumos que a educação no Brasil deve tomar. A abertura do evento foi realizada pelo Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação – MEC -, Jânio Macedo e nomes como Frei Betto, Nélida Piñon, Ana Mae, Érico Brás e outros, fizeram parte de um seletíssimo grupo de pensadores da educação.

Por meio da coordenação do Programa Juventude Aprendiz, a Fundação Mudes esteve presente no evento no dia 16, onde participou dos workshops “Introdução ao Conceito de Educação Inovadora” e “Jogo ‘Vida&Ação!’ Como Inspirar e Sensibilizar as Juventudes para o tema ‘Projeto de Vida’” e das Master Classes, discutindo sobre “ Educação por Meio da Arte e do Design” e “Eu me Aceito e você?”

“Introdução ao Conceito de Educação Inovadora”, workshop apresentado pelo Movimento de Inovação na Educação, teve como proposta, apresentar o conceito de INOVAÇÃO segundo a visão dos especialistas presentes, baseando- se em exercício prático na compreensão das cinco dimensões que constituem a base do Movimento de Inovação na educação: Intersetorialidade, Gestão, Currículo, Metodologia e Ambiente.

Os especialistas, participantes do workshop, foram divididos entre os cinco temas. A Fundação Mudes participou do grupo da Intersetorialidade, onde se discutiu a necessidade de haver um elo entre a comunidade, família, escola e empresas em qualquer segmento, onde todos possuem papel de agentes transformadores.

A conclusão do workshop foi apresentar experiências de sucesso em cada base de atuação do Movimento de Inovação na Educação, inclusive com a exposição da diretora da Escola Municipal André Urani, Rocinha, que apresentou sua metodologia de integração do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental.

“Jogo ‘Vida&Ação!’ Como Inspirar e Sensibilizar as Juventudes para o tema ‘Projeto de Vida’” mostrou a aplicabilidade de um jogo bastante dinâmico, que leva os participantes a pensarem sua trajetória de vida e possam construir seus projetos de vida. O jogo é bastante adequado para ser aplicado aos jovens do programa de aprendizagem. A Fundação Telefônica disponibilizará o download do jogo a partir de dezembro deste ano.

As Master Classes, “ Educação por Meio da Arte e do Design”, ministrada pela educadora Ana Mae e a “Eu me Aceito e você?”, pelo ator Érico Brás trouxeram a discussão de como a arte pode ser instrumento motivador para a construção do conhecimento e da personalidade do jovem. Para Ana Mae a arte é um recurso para a aprendizagem de todas as outras disciplinas. Para Érico, qual seria o papel da educação na autoaceitação do indivíduo, partindo da aceitação de suas diferenças.

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.