logo da fundação mudes

Sou Estudante

Quem somos

O apoio psicológico no retorno ao trabalho presencial

Canal Mudes

Após dois anos desde o início de pandemia e instituição do distanciamento social, algumas pessoas seguem trabalhando na modalidade remota, o home office, porém muitas empresas determinaram o retorno ao regime presencial

Nesta transição, alguns cuidados devem ser tomados, não apenas com a saúde física como ocorre em relação à covid19, mas também com a saúde mental dos colaboradores.  

No primeiro ano da pandemia de covid19, o número de casos de ansiedade e depressão aumentaram em 25%, de acordo com um resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2022. 

Uma das principais explicações para esse aumento é o estresse sem precedentes causado pelo isolamento social. Solidão, medo, sofrimento, luto e preocupações financeiras também foram citados como fatores estressores que levam à ansiedade e à depressão. 

A saúde mental é cada vez mais discutida, tanto em ambientes informais quanto nas empresas. Fato esse que demonstra um aumento na preocupação e visibilidade sobre a saúde emocional. 

Ter iniciativas voltadas para a saúde mental nas organizações abre canais de comunicação, garantindo a segurança necessária para que experiências pessoais sejam compartilhadas, contribuindo para um diagnóstico ou melhora no bem-estar e produtividade do colaborador. 

Prezar pelo bem-estar dos funcionários é fundamental para garantir um futuro de sucesso.  

 

Não deixe de ler nossa matéria sobre as faculdades que oferecem apoio psicológico gratuito. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes. 

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.