Passamos boa parte do nosso tempo no trabalho, por isso, manter um ambiente produtivo e saudável é essencial para um bom relacionamento corporativo
Um ambiente de trabalho hostil pode acarretar a diminuição da contribuição e da qualidade de trabalho pelo colaborador, uma vez que não se sentirá motivado a ir para a empresa desempenhar suas funções.
Manter o ambiente de trabalho saudável é fundamental não só para a empresa, mas também para o bem-estar dos colaboradores, para que se sintam bem, favorecendo o aumento da motivação e produtividade.
Funcionários rendem mais quando se sentem motivados e felizes onde trabalham. Para melhorar o relacionamento dentro das corporações, é necessário que as empresas garantam um ambiente estável e saudável.
Ações internas são capazes de engajar e propiciar uma convivência harmônica entre os funcionários. Confira alguns exemplos:
Cultura colaborativa
Ter uma cultura colaborativa é essencial para que os funcionários saibam quais são as metas da empresa. Todos precisam participar, a fim de que se tenha uma organização mais alinhada e engajada, dando voz aos seus colaboradores.
Comunicação interna
É fundamental que os funcionários tenham um bom relacionamento entre si. Para alcançar este objetivo, a comunicação interna é de extrema importância, uma vez que contribui para a promoção de um ambiente corporativo mais saudável.
Comunicação aberta para feedbacks
Os colaboradores precisam estar familiarizados em receber feedback sobre o seu desempenho, assim como devem ter autonomia para dar seu feedback sobre a empresa. O RH deve estimular os colaboradores a expressar opiniões sobre os projetos que estão trabalhando e seus líderes. Uma empresa aberta à comunicação e ao diálogo é sempre o melhor caminho para uma boa convivência.
Benefícios atrativos
Benefícios atrativos retêm o colaborador, gerando satisfação e segurança. Por exemplo: plano de saúde, seguro de vida, vale alimentação, entre outros.
Funcionários que se sentem satisfeitos tendem a ter um desempenho produtivo no trabalho.
Medidas de combate ao assédio moral
Combater o assédio moral nas empresas é essencial para manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo, visto que esta prática desestimula o funcionário, levando-o à baixa autoestima, consequência de rotinas diárias de humilhação por parte dos seus superiores, afetando sua capacidade e qualidade do trabalho. É fundamental que a empresa tenha medidas para o combate ao assédio moral.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.