Como manter ou atrair os colaboradores na sua empresa

Canal Mudes

O mundo do trabalho registrou, em março, a maior taxa de pedidos de desligamentos dos colaboradores e das suas respectivas empresas, segundo reportagem realizada pela CNN Brasil. De acordo com o levantamento da LCA Consultores, utilizando dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), foram mais de 603 mil desligamentos voluntários no mês.  

Para reconquistar os trabalhadores perdidos, já não é mais suficiente para as empresas promoverem readaptações quanto às suas exigências e à remuneração oferecida.  

A seguir, conheça alguns dos principais tópicos que ajudam a evitar a rotatividade, manter os colaboradores já contratados e atrair novos interessados em fazer parte do quadro de funcionários: 

 

Remoto ou híbrido  

Após a chegada da pandemia ao Brasil e o estabelecimento de medidas protetivas de distanciamento social visando frear a contaminação do Coronavírus, as relações de trabalho também mudaram. A migração do mundo real para o virtual mostrou que, talvez, não seja tão necessário estar fisicamente presente na sede da empresa para desempenhar suas funções. A falta de flexibilidade nesse novo cenário mundial é um dos fatores que fazem os colaboradores repensarem a sua atuação nas instituições.  

Adotar o regime híbrido, que estipula dias alternados de trabalho presencial e remoto, ou até mesmo o home office, deve ser considerado.  

O novo formato permite ao funcionário se sentir mais confortável quanto à sua metodologia de trabalho, fazendo com que a empresa demonstre mais confiança em seus empregados.  

 

Benefícios 

Outra forma de manter a felicidade de seus colaboradores é oferecer benefícios. GymPass, desconto em lojas parceiras e DayOff no dia do aniversário são alguns exemplos que podem ser desenvolvidos pela empresa. 

 

Perspectiva de crescimento 

Os benefícios não financeiros também merecem atenção. Muitas vezes, eles acabam sendo mais importantes do que o retorno monetário. 

Atuar em uma empresa que não oferece espaço para o colaborador se desenvolver e crescer na profissão é um dos fatores que leva muitas pessoas a pedirem demissão. 

É preciso reconhecer o potencial de cada membro da equipe, fornecer cursos de especialização e oferecer espaço de crescimento para reter talentos.  

 

Clima organizacional  

Atuar em uma empresa com um bom clima organizacional é fundamental para garantir o bom fluxo de trabalho.  

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.