Como foi visto na parte I, a autogestão está ligada ao senso de responsabilidade que uma pessoa possui, da mesma forma que a sua capacidade de se organizar e estabelecer objetivos a serem alcançados
O domínio desta habilidade é importante porque ajuda a exercitar a autonomia e a inteligência emocional. A autogestão permite que a pessoa perceba seus limites e desenvolva novos métodos para solucionar os problemas e inovar em soluções.
Como desenvolver a autogestão?
A autogestão é praticada de forma que contribui também para o desenvolvimento pessoal do indivíduo. Portanto, praticar essa habilidade é algo para a vida toda, você não esquecerá.
O primeiro passo é ter em mente a autoconsciência, que é a capacidade de supervisionar suas emoções e pensamentos. Logo após vem o complemento, que é a autocrítica, saber avaliar e entender a si mesmo, organizando pensamentos, emoções e comportamentos.
A equipe Mudes decidiu separar para você alguns pontos que são importantes para ajudar ao profissional que deseja desenvolver uma autogestão. Confira:
- Otimize seu tempo e estabeleça prioridades;
- Faça plano de tarefas de forma simples, ágil e fácil de visualizar;
- Defina metas que sejam objetivas;
- Se coloque no lugar do outro, tenha empatia; e
- Não se isole, troque sempre ideias com as pessoas.
Esperemos ter te ajudado a conhecer mais sobre autogestão e que você possa praticá-la. Acompanhe nossos posts!