Esse conceito está relacionado ao trabalho autônomo, quando o profissional começa a cuidar e planejar a sua própria carreira
Dessa forma, o trabalho passa a ser mais específico, dependendo exclusivamente de uma pessoa. A palavra gestão significa o ato de administrar, que faz referência a três funções, que são: planejamento, execução e controle. Essas etapas são essenciais para todo profissional que deseja gerir a sua própria carreira ou negócio.
Portanto, a autogestão se refere a maneira como um trabalhador irá planejar, executar e controlar suas tarefas diárias, assumindo mais responsabilidades e possuindo um controle maior sobre tudo o que acontece e assumindo riscos do que poderá acontecer.
Benefícios da autogestão
A autogestão pode trazer diversos benefícios para o profissional que deseja cuidar da sua própria carreira, são eles:
-
Melhoria da comunicação
A comunicação é um fator importante em diversos aspectos, pois é a forma que esse profissional irá expressar suas ideias, vontades e se comunicar com as pessoas. A autogestão, fará com que essa habilidade seja lapidada.
-
Relacionamento com as pessoas
Outro benefício é a melhoria do relacionamento com as pessoas, pois assumindo sua própria gestão de carreira, isso exige uma maior responsabilidade individual. Sendo assim, as relações interpessoais ficam fortalecidas e o profissional consegue aprender a trabalhar com outras pessoas.
-
Aumento da criatividade
Trabalhar de forma autônoma permite uma liberdade maior, porém também exige maior conhecimento profissional para que possa tomar as decisões corretas. Aqui conta muito a busca por inovação, através de pesquisas e análises para as melhorias de sua carreira.
Esperamos ter contribuído para que você possa conhecer mais sobre autogestão, mas não paramos por aqui! Semana que vem, voltamos com a parte II do conteúdo! Até, lá!