Um dos desafios do jovem no mundo do trabalho é encontrar uma primeira oportunidade de emprego que respeite o fato dele ser uma pessoa com pouca ou nenhuma experiência profissional
Por isso foram criados – e são sustentados por Lei – os Programas de Aprendizagem, como o Programa Juventude Aprendiz desenvolvido pela Fundação Mudes. Com o objetivo de ir muito além de cumprir cotas obrigatórias, o programa é uma maneira eficiente de contribuir para diminuição das barreiras de oportunidades para estes jovens e tem como finalidade a erradicação de jovens em vulnerabilidade social no Brasil.
Assista ao vídeo e fique por dentro do programa Juventude Aprendiz da Fundação Mudes:
Mas afinal:
O que é a aprendizagem?
A aprendizagem profissional cria oportunidades para o aprendiz (jovens entre 14 e 24 anos) e para as empresas (com o treinamento de novos talentos). Foi estabelecida pela Lei nº 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005 e posteriormente pelo Decreto nº 9.579/2018. A Fundação Mudes trabalha com jovens entre 15 e 22 anos.
Como funciona?
A aprendizagem é destinada a formação técnico-profissional metódica de adolescentes e jovens, desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas, que são organizadas em tarefas de complexidade progressiva. Tão importante quanto a prática, é a teoria. Ambas as etapas são feitas simultaneamente!
Como ser contratado?
Para ser contratado como jovem aprendiz com um agente integrador da Fundação Mudes, você precisa ter entre 15 e 22 anos, e deve estar matriculado e frequentando a escola caso não tenha concluído o Ensino Médio, além de estar inscrito em nosso programa de aprendizagem. Caso o aprendiz seja PcD (Pessoa com Deficiência), não há limite máximo de idade para a contratação.
Inscreva-se em nossas vagas para Jovem Aprendiz e conheça mais sobre o Programa Juventude Aprendiz.