Janeiro Branco: conheça a importância da segurança psicológica nas empresas 

Canal Mudes

O conceito de segurança psicológica foi cunhado, em 1999, pela pesquisadora americana Amy Edmondson, professora da Harvard Business School. Apesar de ser um termo relativamente novo, as organizações vêm percebendo sua importância e seus benefícios. Conforme a autora, a segurança psicológica é “o sentimento de poder falar abertamente sobre ideias relevantes, questões e preocupações” e “está presente quando os colegas confiam e respeitam uns aos outros. E se sentem aptos e até obrigados a serem francos”.  

 

A segurança psicológica permite que as pessoas sejam incluídas e ouvidas, sem medo de serem interrompidas ou depreciadas. Em um ambiente psicologicamente seguro, as pessoas têm a liberdade de ser quem elas são e expor o que pensam sem a preocupação de serem ridicularizadas pelas suas ideias ou perguntas, ainda que mal elaboradoras.  

 

Por essa ótica, ter segurança psicológica é sentir-se seguro e saudável emocionalmente para poder sempre propor ações de melhorias, sem medo de sofrer julgamentos por não saber se está certo ou errado, ou não dominar um determinado assunto. Em outras palavras, é não ter receio de errar, enfrentar adversidades, punições ou rejeições da liderança e dos colegas, e até mesmo perder o emprego por conta dos seus posicionamentos.  

 

Para as organizações terem colaboradores seguros psicologicamente, é necessário que esse tema seja amplamente debatido, informando a sua importância e os seus benefícios para todos. Amy descreve um ambiente psicologicamente seguro como “um clima de equipe caracterizado por confiança interpessoal e respeito mútuo, no qual as pessoas se sentem à vontade para serem elas mesmas”.  

 

Um ambiente psicologicamente seguro não significa que todas as pessoas sejam legais e que sempre vão concordar e elogiar tudo e todos. Trata-se de um ambiente aberto para sinceridade, considerando o desenvolvimento de habilidades, como empatia, educação e ética. Pessoas seguras psicologicamente, independentemente de serem introvertidas ou extrovertidas, sentem-se confiantes para expor suas questões.  

 

Colaboradores seguros psicologicamente promovem conversas corajosas e francas, visando ao aprendizado contínuo. Em organizações que não promovem a segurança psicológica, as pessoas priorizam a cultura do silêncio. Nas empresas onde há segurança psicológica, o silêncio, a insegurança, hostilidade e apatia coletiva não prevalecem.  

 

Os colaboradores precisam expor suas ideias, contribuindo com conversas sobre riscos, falhas, acertos e o que fazer rumo ao sucesso, não tendo medo de serem percebidos como incompetentes, ignorantes, negativos ou chatos. Para que isso aconteça de maneira assertiva, as empresas precisam oferecer segurança psicológica para todos, independentemente do nível hierárquico.  

 

Os indivíduos precisam se sentir livres, inclusive para manifestar ideias não populares. Ademais, assumir riscos ao adquirir o entendimento de que o erro faz parte do processo de acerto, da inovação, do atingimento das metas e, principalmente, compreender que eles podem ser transformados em aprendizados.  

  

Um dos benefícios da segurança psicológica é a redução do turnover. Com isso, a empresa ganha vantagem competitiva ao reter seus talentos. Um estudo publicado, em 2017, pela empresa Gallup revelou que apenas 3 em cada 10 colaboradores concordavam fortemente que suas opiniões eram consideradas no trabalho. A pesquisa calculou que, aplicando a segurança psicológica e mudando este número para 6 em cada 10 colaboradores, as organizações poderiam realizar uma redução em 25% na rotatividade, 40% na redução em incidentes do trabalho e 12% de aumento em produtividade. 

 

A segurança psicológica deve estar presente em todos os momentos e em todas as pessoas, mesmo que elas não estejam na empresa. Os líderes e a equipe de gestão de pessoas também precisam sentir-se psicologicamente seguros para que sejam capazes de disseminar essa cultura. Todos devem estar seguros, sentindo que fazem parte do negócio e são valorizados, ouvidos e respeitados.   

 

Líderes precisam ter uma postura colaboradora e facilitadora na construção de uma cultura de segurança psicológica e devem principalmente praticar o que divulgam. Muito se fala sobre a diferença entre um chefe e um líder, e a segurança psicológica afeta diretamente nesse sentido, porque quem não tem segurança psicológica é chefe, e quem tem é líder.   

 

Segundo as empresas SafeSpace e Vittude, algumas perguntas devem ser feitas para verificar a segurança psicológica nos colaboradores:  

  • Estão todos trabalhando e contribuindo com tranquilidade ou estão todos mentalmente esgotados e preocupados em perder o emprego?  
  • Eles se sentem confortáveis em trazer novas ideias ou em fazer perguntas que possam ser consideradas “bobas” perante a equipe?  
  • Eles se sentem confortáveis em expressar suas opiniões, mesmo que divergentes, sempre que entendem ser necessário?  
  • Se eles cometerem um erro, isso será usado a seu desfavor?
  • As pessoas são incentivadas a pedir ajuda a outros membros da equipe?
  • Percebe que a equipe rejeita os que são diferentes?
  • Percebe que alguém da equipe poderia atuar intencionalmente para sabotar ou minar os esforços coletivos?
  • Os membros desta organização se tratam com respeito e cordialidade?
  • A equipe precisa tratar de problemas relacionados com “ismos” (racismo, sexismo etc.) e outras ideias preconcebidas a respeito das pessoas? Se precisa, ela trata?

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CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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