A educação inclusiva é fundamental na sociedade, pois possibilita a igualdade sem que haja nenhum tipo de distinção ou preconceito.
O acesso ao aprendizado é capaz de abrir portas para uma formação acadêmica e, por consequência, para a conquista de um emprego digno. É por meio da educação que a sociedade evolui, e o cidadão desenvolve a capacidade de refletir sobre inúmeros temas.
A educação transforma vidas! É a responsável por mudar positivamente a realidade das pessoas, por exemplo, resgatá-las de uma situação de vulnerabilidade social ou violência, dentre tantas outras mazelas recorrentes em nosso país. O conhecimento amplia os horizontes e pode garantir acesso a direitos e oportunidades que, infelizmente, não estão ao alcance de todos pela falta de igualdade social.
Portanto, é fundamental que os direitos sejam garantidos a todas as pessoas, igualitariamente, como assegura a Constituição Federal em seus inúmeros artigos.
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I — igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
Art. 208. O dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de:
III — atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
A educação inclusiva é um direito garantido pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Confira também: Direitos fundamentais do aluno PcD na escola; a importância da educação para a sociedade.