Braille: normas técnicas para produção de textos

Instituições de Ensino

Vamos abordar um pouco sobre a legislação e as regras de produção de textos em Braille

 

Já vimos o que é o sistema de comunicação Braille, sua história e como surgiram as normas técnicas para a produção de textos em Braille. Se você quiser rever a matéria, clique aqui!

 

A Lei do Braille, nº 4.169, publicada em 04 de dezembro de 1962, oficializa as convenções Braille para uso na escrita e leitura dos cegos e o Código de Contratações e Abreviaturas Braille, que em seu artigo 2º diz: 

A utilização do Código de Contrações e Abreviaturas Braille será feita gradativamente, cabendo ao Ministro da Educação e Cultura, ouvido o Instituto Benjamin Constant, baixar regulamento sôbre prazos da obrigatoriedade a que se refere o artigo anterior e seu emprêgo nas revistas impressas pelo sistema Braille no Brasil, livros didáticos e obras de difusão cultural, literária ou científica. 

 

Segundo o manual de Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille, 3ª edição, a transcrição de textos para o Sistema Braille, no que se refere à produção de obras sem fins lucrativos, encontra amparo legal na Lei n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é livre a edição em Braille de qualquer texto, quando sua finalidade for a distribuição gratuita para pessoas cegas, independe de autorização de quem detenha os direitos autorais – autor(es) ou editora(s).  A produção em Braille de qualquer texto requer procedimentos apropriados e compreende as seguintes etapas:  

 

  • 1. Adaptação; 

 

  • 2. Diagramação/formatação e transcrição; 

 

  • 3. Revisão; e 

 

  • 4. Impressão, encadernação e acabamento. 

 

No exercício da cidadania, o Braille tem também participação indiscutível, podendo citar-se como exemplo, a identificação das teclas das urnas eletrônicas, que junto ao uso de fones de ouvido, permite que as pessoas cegas possam escolher seus candidatos com autonomia e segurança. 

 

Para conhecer um pouco mais sobre a Fundação MUDES, clique aqui!

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.