As 7 premissas da educação inclusiva

Instituições de Ensino

Para uma instituição de ensino ser reconhecida como uma escola dentro dos padrões exigidos por Lei em questões de acessibilidade social é necessário muito mais do que um espaço físico adequado 

 

No post anterior abordamos sobre como preparar sua escola para a inclusão de alunos com necessidades específicas, confira a matéria! 

 

Para ajudar no processo de adaptação e/ou melhoria da acessibilidade da sua instituição de ensino, a equipe Fundação Mudes separou 7 dicas sobre as principais adequações. Confira: 

 

  • Capacitação do corpo docente:   

Desenvolvimento de um plano para que funcionários de todos os setores aprendam como podem contribuir com a educação inclusiva no ambiente escolar. 

 

  • Moldagem do projeto pedagógico: 

 Eliminação de barreiras arquitetônicas, introdução de recursos e tecnologias assistivas e a oferta de profissionais do ensino especial. 

 

  • Tecnologia para educação inclusiva:

A utilização de recursos multifuncionais contribui para o desenvolvimento dos estudantes com necessidades específicas. 

 

  • Medição do desempenho  

É necessário prover os recursos de acessibilidade fundamentais para que as crianças com alguma deficiência participem da mesma avaliação dos demais colegas. 

 

  • Conhecer o estudante de forma integral  

Compreender as individualidades de cada aluno, como por exemplo, o histórico escolar, as preferências e as habilidades.  

 

  • Construir um ambiente de cooperação e livre de preconceitos  

O incentivo a importância do respeito ao próximo e a premissa de que todos têm o mesmo valor e importância. 

 

  • Parceria entre escola e família  

O diálogo entre instituição e familiares deve permanecer aberto, proporcionando a oportunidade de detectar o que está funcionando e as dificuldades no processo educacional. 

 

A Fundação Mudes se orgulha em ter parceria com instituições de ensino inclusivas. Acompanhe todas as novidades clicando aqui! 

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.