Alunos com necessidades específicas: como preparar sua escola para a inclusão?

Instituições de Ensino

alunos com necessidades específicas como preparar a sua escola para a inclusão?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Lei nº13.146, conhecida também como o Estatuto da Pessoa com Deficiência contribuiu com o avanço de medidas de adaptação das instituições de ensino para a educação especial 

 

A Lei torna obrigatória a aplicação de estratégias de adaptação para receber estudantes com deficiências no ensino regular nas escolas privadas. Além de estabelecer a proibição de qualquer tipo de ônus financeiro nas matrículas e mensalidades. 

 

Por lei também é determinado que, por parte da instituição, haja a adoção de um projeto pedagógico que assegure o atendimento especializado por um profissional capacitado para a atividade no auxílio ao estudante com deficiência. 

 

Atitudes discriminatórias, impedimento do ingresso do estudante na instituição ou do exercício de direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, o abandono ou exclusão, podem reverter-se em pena de até 3 anos de reclusão somado a multa. 

 

Os ajustamentos para a educação especial não devem ser limitados a questões estruturais, as apropriações variam entre vários fatores. Acompanhe nosso próximo post e fique por dentro das 7 premissas da educação inclusiva! 

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.