A importância do plano de carreira para estudantes do ensino médio

Instituições de Ensino

Incentivar a elaboração de um plano de carreira para estudantes do ensino médio pode contribuir desde a escolha da área de atuação até a conquista de cargos de liderança 

 

O mundo do trabalho está cada vez mais competitivo e possuir um plano de carreira, pode ser fator decisivo na hora de introduzir e manter o jovem ativo, mas para conseguir explorar seus talentos, é importante que os gestores das instituições de ensino desenvolvam um plano de carreira nas escolas. 

 

O que é um plano de carreira? 

O plano de carreira consiste em um conjunto de passos e recursos que servem para definir o caminho profissional a ser seguido. Ou seja, funciona como um mapa, considerando as metas de carreira de cada pessoa, unindo bem-estar profissional e pessoal.  

 

Implementar nos jovens ainda em idade escolar a realização de um plano de carreira, pode prevenir que ele se torne um colaborador infeliz na área a qual escolheu se desenvolver. Não é incomum ouvirmos histórias de profissionais que não atuam na profissão em que sempre desejaram, e esse fenômeno gera uma série de profissionais infelizes e não produtivos. 

 

Tanto no curto quanto a longo prazo, ter um plano de carreira contribui para que as metas sejam atingidas com assertividade. Com um objetivo pré definido, respeitando os processos e o tempo que levará para atingi-lo, é possível prevenir o mal-estar profissional e evitar que esse profissional precise migrar de carreira.  

 

Clique aqui e entenda como a montar um plano de carreira eficiente para seus alunos 

 

Ensinar aos alunos que ainda estão no ensino médio, ou seja, que ainda não deram início a vida acadêmica, permite que eles elaborem um plano que também inclua a faculdade que irão cursar, facilitando também na escolha da área de atuação, visto que muitos jovens do ensino médio têm dificuldades para optar qual caminho seguir.

 

Clique aqui e tenha acesso a outros conteúdos.

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.