5 dicas: como elaborar de um plano de carreira

Canal Mudes

Saiba o que é o plano de carreira e como elaborar suas metas 

 Há alguns anos atrás, se entendia o plano de carreira como uma perspectiva fornecida pela empresa ao funcionário, se a mesma fornecia oportunidades de crescimento do profissional ou não. Atualmente esse cenário vem mudando, e a elaboração de um objetivo profissional tomou o caminho inverso, ele parte das metas que o profissional deseja atingir em sua carreira para então procurar as instituições que podem lhe fornecer o melhor caminho. 

 

O que é o plano de carreira? 

Plano de carreira é uma meta, um caminho que o profissional traça para percorrer até lograr a posição desejada. Ele determina o que é necessário para conquistar cada cargo, tempo e expectativa para cada empresa e posição. Serve como guia para o crescimento profissional. 

Existem diferentes teorias que podem ajudar a traçar um bom plano de carreira dentro daquilo que o estudante ou profissional deseja e necessita. 

  

Teoria Y 

Em determinadas profissões, o modelo Y, inspirado no desenho da letra, diz que ao chegar a um determinado posto, o profissional encontra uma bifurcação a qual lhe permite optar pela carreira de especialista ou gestor.  

 

Teoria W 

Semelhante a teoria Y, a teoria W sugere uma terceira opção para o colaborador, a carreira como gestor de projetos.  

 

Assista ao vídeo para saber  como criar um plano de carreira sendo jovem aprendiz ou estagiário

 

Para aqueles que estão dando os primeiros passos no mundo do trabalho, elaborar um plano de carreira pode ajudar na hora de crescer profissionalmente. Suas metas podem trazer diferentes propósitos, como aumento de salário, aumento da responsabilidade, ou aprender mais e desenvolver habilidades por exemplo. Confira abaixo 5 dicas sobre como elaborar um plano de carreira: 

 

  • Comece traçando metas, mas cuidado, ter metas é diferente de ter sonhos. Pense como gostaria de estar daqui há 3 ou 5 anos.  

 

  • Pesquise a fundo a área a qual estuda ou planeja estudar. Procure por cargos, piso salarial e o dia a dia da profissão por exemplo. 

 

  • Entenda que esse é um plano de vida. Sua profissão vai muito além do que um bom retorno financeiro, é importante estar alinhado com seus objetivos pessoais para garantir satisfação e bem-estar. 

 

  • Pesquise empresas ou a organização que gostaria de atuar. Esse passo pode ser importante na hora de traçar metas mais tangíveis. 

 

  • Olhe o organograma dessa empresa. Pesquise os profissionais que já ocupam cargo desejado e se inspire em suas histórias. 

 

Gostou das dicas? Clique aqui e fique por dentro das nossas oportunidades! 

 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.