A importância da avaliação institucional

Canal Mudes

 

A avaliação institucional é um método que possibilita as instituições de ensino de saberem o que pode ser melhorado nos seus serviços e espaços físicos

Cada faculdade tem um método de avaliação, que pode ser realizado através de um simples questionário, dessa forma os alunos poderão opinar sobre as instalações e a qualidade do ensino apresentado durante as aulas, além de ser um espaço aberto para sugestões de melhorias. 

É importante frisar que a avaliação institucional é sempre realizada de forma anônima, ou seja, o aluno não deve ser identificado.  

 

Após a realização deste questionário, os resultados obtidos tomam dois caminhos diferentes: 

 

  • Discente e Docente – Essa avaliação quer saber a opinião do estudante sobre a metodologia de ensino que os professores vêm se utilizando. Nesta competência são avaliados os conteúdos, formatos, dinâmicas, explicação e compreensão dos temas que estão sendo aplicados. Ao final, cada professor recebe um relatório com o resultado das avaliações e sugestões mais relevantes apontadas pelos alunos.  

 

A coordenação do curso também recebe um relatório detalhado sobre cada professor, dessa forma também podem sinalizar o que precisa ser melhorado.  

 

  • Infraestrutura – Nessa avaliação são analisadas as instalações da instituição de ensino. Aqui a infraestrutura é analisada, se é boa ou insuficiente para o aprendizado. Por exemplo, se tem computadores suficientes nos laboratórios de informática, ou se a biblioteca tem um acervo de livros supre as necessidades do aprendizado. O questionário ainda permite que alunos e professores deem sugestões para melhorias.  

 

Em geral, as avaliações são realizadas a cada término de semestre, dessa maneira as universidades podem ter o feedback em tempo hábil para realizar as devidas modificações. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes. 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.