A Comissão de Educação da ALERJ realizou, nesta quinta-feira (18/08), uma audiência pública para debater os inúmeros impactos que a Medida Provisória 1.116 traz à Lei de Aprendizagem e ao Programa Jovem Aprendiz.
O presidente da Comissão de Educação, deputado Flávio Serafini, abriu a sessão exaltando a aprendizagem profissional e evidenciando as sérias ameaças da MP ao Programa Jovem Aprendiz.
“A audiência pública é parte de um processo de mobilização para conseguirmos falar com o Governo Federal e Congresso Nacional que não vamos aceitar que o jovem aprendiz seja transformado em força de trabalho superexplorada. Queremos que o jovem aprendiz seja um trabalhador qualificado, rumo à entrada no mundo do trabalho digno, com salário, direitos trabalhistas e boas condições de trabalho. Queremos a aproximação do processo formativo com o mundo do trabalho. A MP 1.116 acaba atacando alguns dos pilares da Lei da Aprendizagem.”
Leia também: Os impactos da MP nº 1.116 e do Decreto nº 11.061 no programa Jovem Aprendiz
Jovens aprendizes da Fundação Mudes participaram da audiência pública, demonstrando seu apoio à mobilização contra a MP 1.116.