A comemoração foi alusiva ao Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos
A Fundação Mudes marcou o início das atividades do polo Paraná com ação social de distribuição de alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar da Comunidade Nova Primavera. A cidade de Curitiba foi escolhida em homenagem ao ex-presidente da Fundação Mudes, o paranaense Ney Braga, que dedicou parte de sua vida em benefício de jovens brasileiros, por meio de programas de orientação profissional, estágio escolar e, mais recentemente, inclusão social (Programa Jovem Aprendiz).
A iniciativa, realizada em 7 de outubro pelo Grupo de Ação Social (G.A.S.), contou com a colaboração do projeto Criança Feliz. A Rede de Supermercados Condor e o CEASA doaram os alimentos para o preparo das primeiras refeições; o Seduc-Intec cedeu as instalações da cozinha industrial para atender a essa atividade. O evento também contou com a participação ativa do Presidente da Fundação Mudes, professor Cleto de Assis.
O Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos (IDAFLW), estabelecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), visa fortalecer a conscientização e o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente, o ODS 2 – “Fome Zero e Agricultura Sustentável” e o ODS 12 – “Consumo e Produção Responsáveis”.
GRUPO DE AÇÃO SOCIAL
A Fundação Mudes estuda ampliar a atuação do G.A.S., que foi proposto para atender à comunidade com programas de educação alimentar, saúde, projetos de geração de renda e de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Confira algumas imagens do evento: