Saiba como gravar um vídeo currículo

Candidatos

como gravar um vídeo currículo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em mais de 1 ano de pandemia e com o avanço da tecnologia, o vídeo currículo se tornou muito importante para conquistar a vaga desejada. Os recrutadores estão sempre atentos às novidades e inovações para que o processo seletivo seja cada vez mais assertivo, e os estudantes, criativos.

Nesse contexto, vamos conversar com a Karla Paixão, analista de atração e seleção da Fundação Mudes, que vai direcionar como produzir um vídeo currículo atrativo. 

 

FM: O que é um vídeo currículo?  

KP: O vídeo currículo é como um trailer do candidato. Assim como o trailer nos influencia na decisão de assistir ou não a um filme, o vídeo currículo influencia o recrutador na decisão de querer conhecer o candidato pessoalmente ou não.  

Através do vídeo currículo não é possível avaliar o brilho no olho do candidato, mas é possível analisar o entusiasmo em seu rosto e se ele possui os requisitos técnicos e comportamentais necessários para a vaga.   

A maioria das empresas passaram a solicitar o vídeo currículo, principalmente com a chegada da pandemia do Covid-19. O vídeo evita o contato presencial inicial nesse momento pandêmico, e tornou-se tendência nos processos seletivos pelos benefícios que oferece, como por exemplo, a oportunidade do recrutador ver o candidato além do currículo formal, e a redução de custos e tempo para ambas as partes. 

Reveja a matéria sobre Soft skills clicando aqui! 

 

FM: Como preparar o vídeo?   

KP: Faça um roteiro antes de começar a gravar e treine. Realize um teste de enquadramento do vídeo, veja se você está centralizado na imagem. O melhor enquadramento é do busto para cima, caso não tenha uma câmera, use o seu próprio celular, e de preferência a câmera traseira. 

Dicas 

É recomendado que o vídeo tenha aproximadamente 3 minutos de duração. Demonstre confiança, segurança e alegria. Acredite sempre no seu potencial. Veja o passo a passo para a preparação:
 

  1. Utilize um tripé ou um apoio para o celular, assim a imagem fica estável, bem enquadrada;
     
  2. Escolha um local apropriado, com um fundo o mais neutro possível;
     
  3. O ambiente deve estar bem iluminado, evite ambientes escuros;
     
  4. Avise as pessoas próximas que naquele momento você não poderá ser interrompido;
     
  5. Você precisa conhecer a cultura da empresa para saber qual é a melhor vestimenta. Na dúvida, não use. Uma dica é usar uma blusa de manga curta;
     
  6. Fique atento ao posicionamento da sua cabeça e do seu tronco, que devem estar eretos. Evite curvar os ombros de modo a demonstrar cansaço ou desânimo. Cuidado com a sua linguagem corporal;
     
  7. Lembre-se de salvar o vídeo com o seu nome antes de enviar para o recrutador.  

  

Gostou?  Aguarde o nosso post parte 2 com mais dicas para você se sair bem nas entrevistas online!

 

 

 

Compartilhe esse artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.