Saiba como gravar um vídeo currículo

Estudantes

como gravar um vídeo currículo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Colocou em prática as dicas sobre como produzir um vídeo currículo parte 1? Então vamos ver algumas outras dicas valiosas para ter um vídeo currículo atrativo!! 

Mas antes, se você quiser rever as dicas parte 1 desse conteúdo, clique aqui

 

FM: O que dizer no vídeo currículo?   

KP: Comece falando o seu nome completo e a sua formação acadêmica. Depois fale sobre o seu objetivo profissional, suas vivências acadêmicas e profissionais e as suas principais competências de maneira breve.   

Mostre interesse pela oportunidade, pelas atividades da vaga e pela empresa. Diga o porquê do seu interesse na vaga e tenha cuidado com o uso de frases clichês. Informe o que você pode agregar e aprender com a oportunidade.   

Caso tenha experiência, relate de maneira objetiva os projetos que foram desenvolvidos por você e os bons resultados obtidos (tente correlacionar as suas vivências ao desafio proposto pela vaga). Lembre-se que a empresa busca candidatos que possuam os requisitos imprescindíveis e desejáveis que foram divulgados na vaga. Finalize agradecendo a oportunidade, demonstrando disponibilidade para continuar no processo e reforçando o seu entusiasmo com a oportunidade de trabalho.  

  

FM: Se a empresa não pediu o vídeo currículo, é necessário enviar mesmo assim?  

KP: O ideal é aguardar a solicitação do vídeo currículo pela empresa. A iniciativa de enviar o vídeo currículo sem ser solicitado deve ser avaliada com bastante cautela pelo candidato.  

   

FM: O que não pode acontecer de forma nenhuma no vídeo?   

KP: Assim como em uma entrevista presencial, no vídeo currículo não pode faltar postura profissional e ética. Não deve usar uma roupa inadequada, nem falar mal de alguma empresa ou ex/atual colega de trabalho, brincadeiras e intimidade excessivas também não são bem-vindas.   

Erros de português, gírias e vícios de linguagem também devem ser evitados. Textos decorados não são recomendados, pois pode parecer artificial, também não é recomendado parecer que está lendo.  

E o principal: não tente ser alguém que você não é. A autenticidade é o mais importante, não adianta construir um personagem, porque depois irão descobrir que você não é aquela pessoa.    

  

FM: Qual conselho você daria para quem não gosta de falar para câmera e precisa gravar?  

KP: Respire fundo quantas vezes for necessário, até que se sinta mais calmo. Pense em qual é o seu propósito em gravar o vídeo, lembre-se do seu objetivo, do que deseja conquistar através do vídeo.   

Uma dica é usar um espelho para que você veja suas expressões e postura enquanto fala. Vivemos um novo momento e precisamos nos adaptar à nova realidade. Devemos usar a tecnologia a nosso favor. Pense que se você errar, você poderá começar de novo, o que não seria possível em um primeiro contato presencial, veja o lado positivo das situações. Sorria, está comprovado que o sorriso reduz os hormônios do estresse e libera endorfina no organismo. Sorrir irá ajudá-lo a diminuir a tensão e é contagiante, o recrutador gostará de receber a sua alegria. Confie em você! “Ninguém é você e esse é o seu super poder!” Dê o seu melhor e boa sorte! 

  

Para saber mais dicas sobre como se sair bem nas entrevistas de emprego, acompanhe nossa página de conteúdo clicando aqui! 

Compartilhe esse artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.