Quem somos

Saiba como as redes sociais influenciam na hora da contratação

Canal Mudes

Basta um clique e, em segundos, é possível saber tudo sobre a vida de uma pessoa, e logo esse cenário passou a impactar também o ambiente corporativo 

 

As redes sociais começaram a ser um grande chamariz de clientes, visto que a maior parte das pessoas se encontram reunidas no espaço virtual. Empresas começaram a criar perfis para atingir e estreitar o relacionamento com seu público, e seguir ou adicionar seus próprios colaboradores também se tornou consequência natural dessa nova relação. 

 

Apesar de não ser uma regra, não é raro que os recrutadores pesquisem o perfil de um colaborador ou candidato nas redes sociais, principalmente na hora da contratação, e dependendo do conteúdo compartilhado, pode ser uma armadilha para a sua apresentação profissional.  

 

Se você está em busca do seu primeiro emprego, confira 6 dicas que a equipe Fundação Mudes preparou especialmente para você, jovem aprendiz! 

 

Redes sociais de entretenimento x redes sociais profissionais 

Plataformas como LinkedIn são dedicadas exclusivamente a finalidade profissional, enquanto o Facebook ou Instagram por exemplo, são redes mistas e não há severas restrições. Ainda assim é importante evitar, em suas redes sociais de entretenimento, conteúdo de cunho polêmico.  

 

Colegas de trabalho em suas redes sociais de entretenimento 

Redes sociais são informais, reflita se realmente se sente à vontade em permitir que seus colegas de trabalho participem de sua vida pessoal. Apenas redes sociais corporativas são utilizadas para o network. 

 

Você representa a empresa em que trabalha 

Mesmo ao fazer uma postagem em sua rede social profissional, você está defendendo um ponto de vista. Esteja sempre atento às políticas internas da organização em que trabalha, a fim de não gerar polêmicas no ambiente corporativo. 

 

Membro em grupos e comunidades 

Grupos e comunidades aos quais você participa, seja na rede social de entretenimento ou profissional, expressam sobre as suas preferências. Tenha cuidado e evite grupos e comunidades que possam gerar interpretações erronias sobre a sua conduta para as pessoas que visitam seu perfil. 

 

Língua Portuguesa 

Erros gramaticais podem passar uma imagem negativa sobre você. 

 

Bebidas Alcoólicas 

Fotos e vídeos com drogas lícitas ou ilícitas, como por exemplo bebidas alcoólicas e cigarro, caracterizam apologia às drogas, o que não é visto com bons olhos no mundo corporativo. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.