Sou Estudante

Estudante

PCD pode ser demitido?

Estudantes

Conheça sobre a Lei que estabelece a proibição da demissão de colaboradores PCD durante o período pandêmico 

 

O processo de contratação de pessoas com deficiência (PCD), apesar do regime previsto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a Lei de Cotas, que promove a integração desse grupo ao mercado de trabalho, prevê obrigatoriedade de uma taxa mínima de trabalhadores de acordo com a quantidade de colaboradores admitidos pela instituição.  

 

Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas na seguinte proporção: 

 

I – até 200 empregados………………………………………………………2%; 

II – de 201 a 500…………………………………………………………………..3%; 

III – de 501 a 1.000………………………………………………………………..4%; 

IV – de 1.001 em diante. …………………………………………………………5%. 

 

DEMISSÃO 

 

O processo de desligamento de um funcionário PCD pela empresa, que também é previsto pela mesma Lei de Cotas, estabelece que o colaborador pode apenas ser dispensado mediante contratação de um substituto em condição semelhante:

 

A dispensa de pessoa com deficiência ou de beneficiário reabilitado da Previdência Social ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias e a dispensa imotivada em contrato por prazo indeterminado somente poderão ocorrer após a contratação de outro trabalhador com deficiência ou beneficiário reabilitado da Previdência Social. 

 

Em situações normais, a multa para as empresas que descumprirem essa medida pode variar de R$2.500,00 a R$251.000,00, valor instituído pela Portaria nº 9, de 15 de janeiro de 2020 do Ministério da Economia. Porém devido a grave pandemia da Covid-19 que abalou a economia nacional, foi decretada a Lei nº 13.979, que estabelece a proibição da demissão de colaboradores PCD durante o período pandêmico, com exceção apenas em caso de justa causa. 

 

A Fundação Mudes possui um programa especial para o público PCD! Para se candidatar em nossas vagas, basta se cadastrar em nosso site! 

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.