Dicas para conciliar home office e estudos

Candidatos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Estudar, trabalhar e estagiar remotamente tornou-se comum na pandemia. Para conseguir conciliar essa rotina é preciso foco e equilíbrio. Entretanto, depois de tanto tempo em isolamento, é normal se sentir cansado e menos produtivo em alguns momentos.

O home office possui suas vantagens, como o fato de não precisar se deslocar e não pegar trânsito. Por outro lado, trabalhar e estudar ao mesmo tempo pode ser desafiador. Muitas vezes a rotina se torna exaustiva, você pode pensar em desistir, mas é necessário valer todo o esforço e dedicação investidos na sua carreira profissional. Lembre-se do seu objetivo maior e dos seus sonhos!

Sabendo das dificuldades em conciliar estudos e home office no “novo normal”, separamos então algumas dicas para te ajudar a encarar essa dupla jornada da melhor forma possível.

 

Tenha um espaço adequado

Escolha um ambiente da casa silencioso e adequado para você realizar suas tarefas. Para conciliar trabalho e os estudos é necessário ter um ambiente tranquilo e bem iluminado, além de ter uma mesa e cadeira confortáveis.

Mesmo que não seja possível dentro das suas condições ter esse espaço, procure um lugar que ajude você na sua concentração.

 

Comunique aos familiares sua rotina

Caso você more com seus familiares, explique para eles que você estará em casa, porém ocupado com os estudos e trabalho home office. Dessa maneira, eles irão evitar de chamá-lo sem necessidade durante o dia.

Mas é necessário que, dento da sua rotina, você também reserve um tempo para estar com eles. Assim, eles conseguirão compreender melhor a importância das suas tarefas, do seu planejamento, e vão ajudá-lo, em vez de atrapalhar.

 

Alimente-se regularmente e cuide do seu sono

Muitas vezes a rotina de trabalho e estudo se torna exaustiva, então é muito importante o cuidado com a alimentação e dormir bem.

Antes do home office, os horários eram mais demarcados, inclusive o do almoço. Isso facilitava manter uma rotina. Agora, com as refeições sendo feitas em casa, é comum não termos um horário fixo para se alimentar.

Por isso, procure realizar suas refeições corretamente, não apenas o almoço, mas também lanches e café da manhã. Dessa forma, você estará mais bem disposto para trabalhar, estudar e realizar suas atividades com produtividade durante o dia.

Uma boa noite de sono é fundamental também para a saúde. Dormir entre 7 e 8 horas ajuda a manter sua mente saudável. Não caia na armadilha de dormir menos para ter mais horas para realizar suas tarefas, pois você poderá ser menos produtivo. Faça tudo no seu devido tempo.

 

Tenha pausas para descanso

Com a rotina do home office, a tendência é aumentar a carga horária de trabalho e estudos, portanto não caia nessa tentação. Sua mente e seu corpo também precisam de descanso.

Estabeleça horários específicos e faça pequenas pausas de 15 minutos, por exemplo, durante o dia para descanso. Nesses momentos pare para beber uma água, fazer um alongamento, dar uma volta pela casa e relaxar a mente e o corpo. Coloque o despertador para tocar e você controlar o horário das pausas e o horário de voltar para os afazeres.

 

Crie uma rotina

Estabelecer horários para realizar suas tarefas do dia ajuda você a se adaptar com a rotina do home office e consequentemente obter bons resultados.

Monte um planejamento adequado de acordo com o seu dia e estabeleça horários para o trabalho, outro para os estudos e as demais atividades que você possui, como tarefas domésticas e lazer. Seguir fielmente a rotina criada ajuda a não se distrair facilmente, pois você saberá que terá um momento certo para cada coisa.

 

Monte um cronograma de estudos

Faça um plano de estudos organizado e com metas para te auxiliar com os conteúdos da faculdade, ele ajuda de forma que sejam aprendidos e revisados, sem que você não se esqueça de estudar determinada matéria. Invista nesse cronograma, logo após que sua rotina home office fique estabelecida.

Leia, faça exercícios e revisões. A leitura dos conteúdos é de extrema importância, e não se esqueça de contar com o auxílio de outros recursos como podcasts, conteúdos interativos, dessa forma você aprende de uma maneira diferente e menos exaustiva, já como está diversificando o formato de aprendizagem.

 

Mantenha a motivação

Estar em casa por muito tempo pode levar à desmotivação, principalmente para pessoas que gostam de ter uma vida mais agitada, por isso não deixe de se motivar a cada dia. Leve em consideração as vantagens do home office em questão de gestão de tempo e produtividade, para investir em conhecimento como cursos, por exemplo. Mas sempre com equilíbrio e descanso. Lembre-se do seu objetivo final, elimine as desculpas e as barreiras. Veja os prós e os contras de realizar ou não suas tarefas. E seja gentil e verdadeiro consigo mesmo e com as suas limitações. Boa sorte!

Compartilhe esse artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.