A importância dos cursos de capacitação para o jovem aprendiz

Canal Mudes

O programa Jovem Aprendiz é definido pela inserção do estudante no mercado de trabalho, é sua primeira experiência profissional, executando tarefas de responsabilidade e com carteira assinada. Em paralelo com o trabalho, o estudante deve comparecer nos cursos de capacitação teórica, que são aulas ministradas pelos tutores da instituição onde se inscreveu. 

Os tutores possuem um papel fundamental na vida dos jovens, além de ensinar e guiar os jovens, eles acabam se tornando verdadeiros conselheiros profissionais para os estudantes.  

Os cursos auxiliam o jovem nas suas funções, dando um suporte e conhecimento para esta fase em suas carreiras. As aulas de informática, matemática e português, são ministradas toda semana e são obrigatórias. 

Para saber mais sobre essa relação, conversamos com os tutores da Fundação Mudes, Rogério Júnior e Catharina Reis. 

 

Os tutores contribuem para o conhecimento do Aprendiz e também para o profissional que ele está começando a se tornar. Você enxerga essa importância, como tutor?  

“Essa relação tutor/aprendiz é importante e significativa quando representa uma via de mão dupla. O aprendiz está conosco para aprender, mas nos ensina também. A troca de experiência com o jovem é um exercício de empatia, de solidariedade, de ressignificação, de escuta. O retorno e os caminhos que eles fazem é o que nos mostram como foi importante o nosso tempo juntos e o quanto todos nós evoluímos.” diz Catharina Reis. 

 

De que forma a capacitação teórica é importante para o Aprendiz?  

“A vivência nas capacitações possui a capacidade de abrir e ampliar os horizontes dos jovens. Muitos jovens escolhem sua carreira profissional através da experiência adquirida nas capacitações, elas proporcionam o conhecimento teórico e comportamental para que eles se coloquem como indivíduos valorosos na sociedade, as capacitações proporcionam este passo à frente.” segundo o tutor Rogério Júnior. 

 

Para quem não conseguiu ainda uma oportunidade de Aprendiz, como tutor, qual recado você poderia deixar?  

“Busque ao seu redor a oportunidade de ingressar no jovem aprendiz, pois faz diferença em toda sua vida e carreira profissional, independente da área que escolherá lá na frente como profissão. Não desista, persista, estude e seja resistência.” aconselha Rogério. 

 

O propósito do programa Juventude Aprendiz da Fundação Mudes é formar jovens autônomos, responsáveis e proativos, pensando sempre em como eles podem somar às empresas em que atuam. Na Fundação os cursos oferecidos são para Assistente Administrativo, Assistente de Vendas e Varejo, e Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo. 

Para se inscrever em nosso programa acesse o link. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.