Qual é o papel que o tutor desempenha na vida profissional dos alunos?

Instituições de Ensino

O tutor é o responsável por auxiliar ao professor, colaborando no sentido de humanizar as relações e ajudar ao aluno no desenvolvimento da autonomia da rotina de estudos 

 

Professor x Tutor: 

O professor é o mediador no processo de ensino-aprendizagem, sendo o responsável direto pela motivação dos alunos e pela criação de oportunidades de aprendizagem. O papel desempenhado por esse profissional é de acompanhamento e orientação dos alunos durante as atividades em aula e pela aplicação de avaliações de aprendizagem. 

 

O tutor é o profissional que auxilia o trabalho do professor. A tarefa principal de um tutor é dar assistência aos alunos em assuntos relacionados ao conteúdo visto em aula, além de exercitar questões motivacionais direcionadas a aptidão de qual carreira seguir no futuro, estudos e o acompanhamento no processo de aprendizagem. O foco da tutoria para o aluno é dar o suporte técnico, administrativo e motivacional, proporcionando ao estudante segurança e bem-estar durante o período de estudos. 

 

Por que os tutores são tão importantes? 

A popularização do ensino a distância, o chamado EAD, gerou uma série de modificações na dinâmica de ensino. Aos professores, a necessidade de reinventar a forma de transmissão do conteúdo e aos tutores, o desafio de manter o nível de engajamento entre os alunos e o estudo. Na realidade atual, os tutores têm como principal papel estimular a participação dos alunos em ambiente virtual de aprendizagem, orientar nas atividades, na execução das postagens, no acesso aos fóruns, chats e outros recursos via internet, interagindo com os alunos que realizam as atividades, trocando informações, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências sobre o curso.   

 

Desta forma, identificou‐se o quanto o tutor exerce um papel fundamental no processo da educação à distância, e que deve ser um profissional bem preparado e capacitado para atender as demandas dos alunos, atingindo o objetivo proposto pelo curso ofertado pela instituição e as suas próprias expectativas profissionais como tutor. 

 

A sua instituição de ensino já conta com a colaboração de tutores para auxiliar o trabalho dos professores na lida diária com os alunos?
 

Acesse a todo nosso conteúdo clicando aqui!

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.