Como preparar uma carta de apresentação?

Candidatos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A carta de apresentação é um texto escrito por você para se apresentar a uma determinada vaga e mostrar que atende aos requisitos pedidos. Essa carta deve conter algumas informações como: conhecimentos adquiridos e experiências.

Se você não sabe por onde começar a montar sua carta de apresentação ou precisa melhorar a que você já tem, esse texto é para te ajudar.

Montando a carta de apresentação

A sua carta de apresentação é a forma de transmitir ao recrutador as informações que você relevantes a seu respeito. O documento que deve ser formal, com foco em seu marketing pessoal, e não em sua vida pessoal.

É importante organizar essas informações em:

  • Introdução: expor seu interesse na vaga e apresentar sua motivação.

 

  • Descrição de perfil profissional e competências: resumir objetivamente a sua formação acadêmica e experiência profissional, relacionando os seus conhecimentos e competências à vaga pretendida; Explicar porquê você seria uma boa contratação para a empresa. O modelo de carta para o jovem aprendiz não precisa ser tão elaborada, mas procure citar: série, escola, conhecimentos que possui (relevantes para a vaga), atividades na escola, prêmios, trabalho voluntário e outras informações que enriquecem sua apresentação.

 

  • Experiências e referências: mencione experiências relevantes que foram obtidas durante sua formação escolar e histórico profissional. Caso queira ser mais preciso nas suas informações peça autorização a alguns profissionais – de preferência ex-chefes – para que possa citá-los como referências. Não se esqueça de inserir o telefone e e-mail desses profissionais.

 

  • Conclusão: deixe claro que você está disponível para uma entrevista ou para participar do processo seletivo da organização. Faça o fechamento da sua carta de apresentação sendo gentil com o recrutador.

 

O que não pode faltar?

  • Local e data;
  • Nome do destinatário;
  • Titulo do destinatário e nome da empresa;
  • Endereço do destinatário;
  • Saudação inicial;
  • Texto da carta;
  • Despedida cordial;
  • Seu nome;
  • Suas informações de contato.

Se sua carta for entregue em mãos,  a melhor opção é  por redigir no computador e imprimir em papel A4 branco. Nesse formato opte por usar apenas a cor do texto em preto e escreva em Arial ou Times New Roman com fonte tamanho 12. Só escreva à mão caso seja solicitado pelo recrutador. Se o documento for enviado por e-mail, deve estar no formato PDF, acompanhado do currículo e seguindo as mesmas orientações de fonte e tamanho. Lembre-se: os documentos devem estar em arquivos separados.

Existem plataformas em que é possível criar uma carta de apresentação ou editar as que já são previamente ofertadas e é possível inserir a sua imagem em ambas as formas, mas não é necessário.

 

Dicas

A tutora de linguagem e comunicação da Fundação Mudes, Catharina Reis, deixou algumas dicas para você não errar na hora de montar sua carta de apresentação. Confira:

  • Não falte com a verdade: todas as informações inseridas serão verificadas no processo seletivo e, caso venha a ser contratado, durante o seu tempo de serviço efetivo;
  • Aprenda a falar de si mesmo: o objetivo da carta de apresentação é falar sobre si mesmo.  Apresente suas competências, habilidades, conhecimentos e talentos. Precisa deixar claro para o recrutador que ele ganhará ao contratar você;
  • Evite informações negativas: se você não tem alguma habilidade exigida para aquela vaga, não precisa indicar na sua carta;
  • Cuidado ao veicular esse documento: utilize um endereço de e-mail que confira seriedade a sua imagem. É importante identificar no assunto do e-mail qual é a vaga de seu interesse e no corpo do e-mail avise que você anexou a carta de apresentação e o currículo.
  • Nomeie o arquivo corretamente: evite o caminho mais simples nomeando seu arquivo como “carta de apresentação” e facilite a triagem do recrutador com “Carta de apresentação de Ana Julia Medeiros”, por exemplo. Dessa maneira o seu arquivo será encontrado facilmente.

Esperamos ter te ajudado e tirado suas dúvidas para que você consiga escrever sua carta de apresentação da melhor forma possível e conquiste a vaga que deseja!

Compartilhe esse artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.