Características valorizadas no “novo” estagiário

Canal Mudes

Integração ao mundo do trabalho, com compromisso social

 

Compreende o mundo acadêmico e sua própria formação

Compreende a vida universitária não apenas sob o ângulo da aprendizagem, mas tem em conta sua iniciação à pesquisa e aos compromissos sociais, por meio da extensão de serviços à comunidade.

 

Tem responsabilidade social

Este módulo visa desenvolver a conscientização da responsabilidade de todos nós cidadãos, para a construção de uma sociedade mais justa. Estimula a participação do jovem como protagonista, para que seja capaz de escolher, decidir, agir, assumir responsabilidades e compreender o cumprimento de compromissos e prazos assumidos.

 

Desenvolve a criatividade

A criatividade é a capacidade de juntar elementos conhecidos e fazer o novo. Esse é um desafio sem fim. Este módulo proporciona ao jovem técnicas e métodos para desenvolver, estimular e exercitar seu pensamento criativo e ações inovadoras.

 

Preserva boa postura diante da instituição

Desenvolve uma atitude de abertura frente à instituição que o acolhe, sempre disposto a conhecê-la, respeitando suas normas de conduta e mantendo a disposição para aprendizado contínuo.

 

Trabalha em equipe

O mercado de trabalho valoriza as pessoas que se destacam não apenas pelo seu conhecimento técnico, mas também pela sua capacidade de se relacionar e cooperar para atingir objetivos comuns. Este módulo foi elaborado para desenvolver e aprimorar atitudes e habilidades imprescindíveis para o trabalho em equipe; objetivando formar profissionais cientes da importância em compartilhar tarefas como estratégia de se atingir altos níveis de sinergia.

 

Mantém disposição para trabalhar com novas tecnologias

Domínio razoável dos programas básicos de informática, que permitam apoiar técnicas da rotina das instituições acolhedoras.

 

Potencializa seu espírito empreendedor

Este módulo estimula a desenvolver e qualificar características e competências inovadoras e promissoras. Direciona a capacidade de empreender para realização de projetos produtivos. Motiva-se pela ideia de autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente, utilizando a imaginação, a determinação e a organização pessoal, complementando as habilidades criativas.

 

Tem boa convivência social

Atualmente as habilidades interpessoais são tão importantes quanto as técnicas. Este módulo foi elaborado para desenvolver aptidões e competências (como motivação, inteligência emocional, capacidade de adaptação, dentre outras) para o convívio produtivo e harmônico no ambiente organizacional. Bom discernimento sobre a necessidade de ações corretas de relacionamento com colegas, chefes e pessoas em geral, principalmente quando suas atividades o colocarem em contato com o público externo à instituição concedente do estágio. Entender que o relacionamento social difere do profissional e daquele que ele tem com parentes e amigos.

 

Fortalece a comunicabilidade

Tem noção da importância da expressão verbal, falada e escrita e desenvolve sensibilidade nestes aspectos.

 

Aprende a solucionar problemas

Mente aberta para enfrentar problemas sem intranquilidade, refletindo com inteligência para encontrar as origens dos problemas e, quando necessário, compartilha com seus colegas para encontrar soluções.

 

Respeita a etiqueta empresarial

Em um ambiente organizacional a forma como nos portamos reflete, diretamente, a imagem de nosso perfil profissional. Neste módulo abordamos atitudes ideais ou errôneas quanto a como se comportar dentro de um ambiente organizacional, adotando a ética como princípio.

 

Compreende a dinâmica emocional das mudanças

Uma mudança pode ser vista como uma ameaça, porém, se vista por um diferente ângulo poderá ser encarada como uma oportunidade. Acreditando que a diferença está exatamente na forma como encaramos desafios, elaboramos esse módulo, que visa capacitar os jovens a terem uma postura flexível e adaptativa às crescentes mudanças do mundo do trabalho.

 

Sabe utilizar o marketing pessoal

Para demonstrar suas habilidades e competências profissionais para o mercado de trabalho é necessário explorar seu Marketing Pessoal. Neste módulo, o jovem desenvolve as técnicas e sugestões para aprimorar suas atitudes e comportamentos que valorizem sua imagem pessoal e profissional, favorecendo a realização de seus objetivos.

 

Reavalia suas competências

A junção de habilidades, conhecimentos e atitudes formam uma pessoa ou um profissional competente. Ao valorizar tais competências, este módulo desenvolve consciência do investimento individual para o aprimoramento das competências exigidas pelo mercado de trabalho.

 

Desenvolve liderança

Este módulo aborda quais as características e competências necessárias para liderar com sucesso. Desenvolve a percepção da importância de unir características de liderança às peculiaridades do meio e respeito aos liderados.

 

Planeja sua carreira

Planeja seu roteiro de desenvolvimento profissional, no qual traça metas objetivas e claras para o alcance da realização de uma carreira consistente e promissora.

 

Sabe estruturar seu projeto de vida

Ao desenvolver suas competências e habilidades em direção à formação profissional, o jovem se identifica com as atividades que podem produzir satisfação pessoal e propiciar maior alcance em seu projeto de vida, tanto pessoal como social.

 

Conquista sua cidadania

Adota a cidadania como princípio, meio e fim do relacionamento social, a partir da convivência dos pequenos grupos sociais até a construção das complexas estruturas sociais.

 

Sabe enfrentar um processo seletivo

Este módulo visa desenvolver atitudes e competências essenciais para o bom desempenho durante um processo seletivo. Aborda técnicas e sugestões visando a inserção do estudante no mercado de trabalho.

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.