Quem somos

Artigo Juventudes desafios contemporâneos conceituais

Estudantes

Realizado por Adélia Augusta Souto Oliveira Correio e Alcimar Enéas Rocha Trancoso, da Universidade Federal de Alagoas o artigo Juventudes: desafios contemporâneos conceituais foi publicado pela revista ECOS – Estudos Contemporâneos da Subjetividade.

O artigo apresenta a análise de conteúdo qualitativa sobre o conceito de juventude, a partir da concepção da produção sócio-histórica de conceitos, e reflexões acerca dos desafios contemporâneos para o estudo dessas juventudes. Resulta de metassíntese realizada a respeito do conceito de juventude/juventudes na produção acadêmico-científica brasileira, pela análise de 189 produções – teses, dissertações, artigos científicos – publicados no Brasil de 2007 a 2011, selecionados a partir de buscas no banco de dados da CAPES e no Google Acadêmico.

Evidencia-se a necessidade de considerar a polissemia das distintas ciências sobre o tema; a realidade sócio-histórica-cultural da constituição e da experiência humana; o processo identitário com autonomia no momento juvenil; a sobreposição geracional que se estabelece na autonomia e na interdependência; o risco de atribuir um lugar privilegiado à condição de juventude, em detrimento de outros grupos sociais, contribuindo indiretamente para naturalizações dos processos sociais.

O artigo está disponível em: http://www4.pucsp.br/nexin/artigos/download/juventude-desafios-contemporaneos.pdf

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.