A importância da iniciação científica

Notícias

A iniciação científica tem a finalidade de promover o compartilhamento do conhecimento acadêmico. Por ter caráter educativo, colabora com a pesquisa e a ciência nas universidades.  

  

Os programas de iniciação científica são um aprendizado extra vivenciado pelos alunos durante a graduação. São projetos realizados por equipes de professores e pesquisadores das universidades, auxiliando o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, tendo a pesquisa científica como fonte de apoio teórico e metodológico.  

  

Os programas devem ser organizados pelas universidades com ou sem o pagamento de bolsas de incentivo à pesquisa, que são oferecidas pelas agências tradicionais de fomento.  

  

Os recursos vêm de órgãos governamentais. O objetivo é fomentar a ciência e a pesquisa com auxílio para a compra de materiais permanentes e o pagamento das bolsas aos estudantes/pesquisadores. Os maiores beneficiários são as universidades públicas e os institutos de pesquisa.  

  

As agências de fomento são instituições que têm como objeto social a concessão de capital de giro para o desenvolvimento de pesquisas nas diversas áreas de conhecimento.  

  

Algum dos órgãos financiadores no Brasil:  

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);  
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);  
  • Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); 
  • Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). 

  

A iniciação científica visa melhorar o desempenho do aluno durante o curso, além de prepará-lo para o mundo do trabalho. Durante o projeto, o aluno aprende, por exemplo, a pesquisar e produzir artigos, fazer testes, montar e aplicar questionários, realizar entrevistas.  

  

O programa não trata, exclusivamente, sobre o conhecimento de alguma matéria em específico, mas sim sobre como aprender a pesquisar e criar senso crítico para produzir artigos ou pesquisas. Geralmente, os alunos entram em algum projeto que já está sendo desenvolvido por um professor e ajudam com pesquisa e produção de artigos.  

  

Cada instituição de ensino superior possui a sua forma de inscrição e seleção de propostas a serem trabalhadas no programa. O estudante interessado em se inscrever nos programas de iniciação científica deve ficar atento ao lançamento dos editais dos processos seletivos. 

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.