5 dicas para quem está começando como Aprendiz

Candidatos

jovem aprendiz 5 dicas para quem está começando
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O início de um jovem no mercado de trabalho é algo importante e único. Ser Aprendiz, permite que esse ele possa ter uma ocupação profissional, é o primeiro contato com aquele novo ambiente, com maiores responsabilidades e precisa aproveitar a oportunidade para viver essa experiência ao máximo. 

Pensando nisso, conversamos com Luzineth Feitosa, recrutadora da Fundação Mudes, que preparou cinco dicas para os jovens aprendizes que conquistaram a oportunidade.  

 

Veja abaixo as dicas:  

 

1)      Organização e gerenciamento do tempo são fundamentais!  

Muitos jovens quando inseridos no Programa de Aprendizagem ainda estão concluindo o ensino médio, estudando para a prova do ENEM ou realizando cursos de qualificação para se aperfeiçoarem (principalmente aqueles que já finalizaram o Ensino Médio). Por isso, é de extrema importância ser organizado com suas tarefas e gerenciar bem o seu tempo, de modo que consiga realizar todas as atividades diárias e também não se prejudique nos estudos.  

 

2)     Esteja atento!  
É muito importante prestar atenção nas instruções passadas pelos supervisores da empresa. Em caso de dúvida, não hesite em perguntar. Você está ali para aprender e é melhor esclarecer a sua dúvida do que cometer um erro desnecessário. Além disso, você estará demonstrando interesse pela atividade, o que é sempre um ponto positivo.  

3)      Cuidado com o seu comportamento! 
Em um ambiente de trabalho espera-se sempre que os funcionários sejam gentis, respeitosos, simpáticos e ajam com honestidade, e esta regra não muda para um Aprendiz. Por isso, estabelecer um relacionamento positivo com seus superiores e colegas de trabalho é essencial para o seu desenvolvimento na empresa. Além disso, ser pontual, assíduo e comprometido também fazem parte do que se espera de um Aprendiz de sucesso! 
 

4)      Tenha uma atitude proativa! 
Tome a iniciativa, realize suas tarefas com zelo e prontidão, dê sugestões, fique atento às necessidades e ofereça-se para ajudar. Tais atitudes são sempre bem-vista dentro de um ambiente corporativo. Afinal de contas, agindo desta forma, você estará contribuindo para o crescimento da empresa. 
 

5)      Aproveite ao máximo o aprendizado!  

O Programa Aprendiz é formado por uma capacitação teórica (onde são ensinados conteúdos relacionados à área de atuação do jovem na empresa) e também pela prática profissional. Neste sentido, é um programa muito rico em aprendizagem, por isso, é importante absorver o máximo possível de toda essa experiência. Sem dúvida, todo o conhecimento adquirido, tanto teórico quanto prático, será de grande valor para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.  

Compartilhe esse artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.