O estágio supervisionado proporciona experiência prática do que é aprendido em sala de aula e é fundamental para o melhor desempenho do estudante
Visando esclarecer a função da instituição de ensino durante estágio supervisionado, e a fim também de exemplificar a importância da atividade para a carreira do estudante, a equipe Mudes preparou esta matéria sobre o que é e como funciona esta etapa da formação acadêmica; confira!
O que é estágio supervisionado?
O estágio supervisionado é uma atividade voltada aos alunos de graduação que permite vivenciar em situação prática os conteúdos teóricos estudados em sala de aula. Por meio do estágio é possível obter competências e conhecimentos com a supervisão de um profissional já formado.
No estágio supervisionado, a presença de um profissional em campo é obrigatória, isso quer dizer que o estágio acontece em uma empresa, e as tarefas do estudante são supervisionadas por um profissional da área de formação e por um professor da sua faculdade.
Como funciona o estágio supervisionado?
A instituição de ensino fornece uma carta de encaminhamento para estágio à empresa a qual o aluno realizará as atividades prática. Nesta carta deve conter:
- a identificação do aluno;
- a identificação do professor responsável pelo estagiário;
- a informação da área a qual será realizado o estágio;
- a carga horária a ser cumprida de acordo com o curso;
- o termo de compromisso assinado pela instituição de ensino, pela empresa e pelo estagiário; e
- ao fim do tempo de estágio, a instituição de ensino receberá o parecer final de validação das horas do estágio supervisionado, que deverá ser emitido pela empresa contratante.
No estágio supervisionado, o aluno atua como um observador, de modo a entender como funcionam determinados aspectos da dinâmica de trabalho na profissão. Ao término de cada semestre, o aluno deverá apresentar ao professor supervisor o registro e a documentação de todas as atividades realizadas.