Empresas mais sustentáveis: o que são?

Canal Mudes

Empresas sustentáveis são aquelas que se preocupam com os possíveis impactos de sua atuação no meio ambiente e trabalham de forma ética para contribuir com a preservação e sustentabilidade dos recursos naturais

 

Quando falamos em sustentabilidade, algumas ações devem ser tomadas para diminuir os danos causados à natureza. Muitas corporações já vêm adotando maneiras de minimizar esses impactos, balizando sua atuação em práticas sustentáveis preventivas; ou seja, antes de iniciar algum plano ou trabalho, a empresa analisa de que forma poderá afetar o meio ambiente.  

 

A organização precisar seguir à risca seu código de ética, colaborar para a promoção de um meio ambiente saudável, sem esgotar os recursos naturais disponíveis, usando-os de maneira racional, visando ao bem-estar da atual e das futuras gerações. 

 

Cada vez mais, as pessoas estão repensando o seu papel na sociedade e a sua forma de consumir, buscando empresas ambientalmente sustentáveis. Aquelas que não se alinharem a esta mudança de comportamento, perderão espaço no mercado. 

 

Vantagens de ser uma empresa sustentável: 

  • Diminuição de custos;  
  • Motivação para os colaboradores;  
  • Preservação do meio ambiente e dos recursos naturais; 
  • Crescimento da organização; 
  • Marketing positivo. 

 

Como as empresas podem ser sustentáveis?  

Há várias maneiras de se tornar uma empresa sustentável, mas é importante colocar as ações em prática, não apenas dizer que apoia a causa. 

 

Recursos naturais 

Conheça o seu negócio! Empresas que se importam vão querer saber como suas práticas impactam o meio ambiente. Para isso, é preciso analisar os recursos utilizados. Dessa forma, poderá adequar os insumos extraídos da natureza às suas reais necessidades de produção, inclusive substituindo-os. 

Para que isso se efetive, cada setor da organização deve avaliar sua participação em toda a cadeia de produção e de que forma pode estar impactando na fauna e flora.  

 

Motive a sua equipe 

A sustentabilidade deve começar de dentro para fora! A melhor forma é apresentar aos colaboradores quais são os valores éticos que a empresa visa e acredita. 

Faça campanhas internas de marketing para motivar os funcionários a seguir uma cultura organizacional sustentável.  

 

Crie campanhas sustentáveis para seu público 

Criar campanhas sustentáveis que motivem e engajem pode ser uma ótima forma de educar e alertar o público quanto ao assunto. É uma oportunidade para mostrar que a empresa está preocupada com a causa ambiental e está fazendo da sua organização um lugar mais sustentável, que utiliza os recursos naturais conscientemente. 

Mas atenção! Essa ação deve ser verdadeira. Não adianta fazer campanha se a empresa não segue aquilo que diz.  

 

Reduza o consumo de energia 

Hoje em dia, os custos de energia elétrica são muitos altos. Economizar, além de ser uma ótima forma de começar a diminuir o consumo excessivo, ainda contribui para a preservação das hidrelétricas.  

A empresa ainda pode optar por comprar energia de acordo com as demandas, ou seja, quando for necessário.  

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.