Quem somos

Dia Internacional para Erradicação da Pobreza

Canal Mudes

Hoje (17/10), é celebrado o Dia Internacional para Erradicação da Pobreza, uma data que visa conscientizar a sociedade e os governos de todos os países sobre a situação de milhões de pessoas que vivem em estado de extrema pobreza.

 

A data foi criada em 17 de outubro de 1987, quando, em Paris, mais de 100 mil pessoas prestaram homenagem às vítimas da pobreza extrema, violência e da fome. As pessoas se reuniram na Praça dos Direitos Humanos e Liberdade, onde foi assinada a Declaração dos Direitos Humanos, em 1948. 

  

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o número de pessoas afetadas globalmente pela fome subiu para 828 milhões em 2021 — um aumento de cerca de 150 milhões desde o começo da pandemia da Covid-19. No mesmo ano, cerca de 2,3 bilhões de pessoas no mundo (29,3%) enfrentaram insegurança alimentar moderada ou severa.  

 

No Brasil, a insegurança alimentar grave atingiu 15,4 milhões de pessoas entre 2019 e 2021. 

 

A fome e as baixas condições de vida são problemas que afetam a sociedade há séculos. Guerras, disputas políticas e problemas climáticos impactam o desenvolvimento socioeconômico no mundo inteiro.  

  

A celebração desse dia é um momento para refletir sobre as condições que a sociedade vive e agir com campanhas em busca de extinguir a fome e a pobreza, um desafio que todo mundo pode participar e ajudar.  

  

A Organização das Nações Unidas criou a “Agenda 2030”, um plano de ação global que estabelece 17 objetivos de desenvolvimento sustentável em 169 metas. Ela foi instituída em 2015 pelos 193 estados-membros da ONU para acabar com a pobreza e promover vida digna a todos; proteger o meio ambiente e o clima; e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade. 

  

O objetivo 1 da pauta da ONU estabelece metas para a erradicação da pobreza, enquanto o objetivo 2 trata da fome zero e agricultura sustentável.  

 

Fundação Mudes organiza campanha contra a fome 

Para ajudar a minimizar este grave problema e cumprir com sua função social, a Fundação Mudes vai arrecadar, ao longo das duas próximas semanas (17 a 28/10), alimentos não perecíveis para serem doados a instituições que preparam refeições e as distribuem a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.