Cuidados com a saúde do corpo e da mente durante o home office

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O cuidado com a postura corporal deve ser tão importante quanto se alimentar adequadamente, dormir bem, praticar atividades físicas, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, evitar se colocar em situações ou próximo a pessoas que lhe causem desconforto, dentre outras atitudes nocivas. O autocuidado deve ser contínuo em nossas vidas. 

  

No trabalho, geralmente, temos mesa e cadeira adequadas, ou seja, ergonômicas. A Portaria/MTP n.º 423, de 7 de outubro de 2021 aprova a nova redação da Norma Regulamentadora (NR) 17, cujo objetivo é estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho. 

  

E no home office, como garantir a ergonomia? 

É fundamental que a empresa conscientize e auxilie seus colaboradores a cuidar da postura corporal, a fim de evitar diversas doenças e prejuízos ao trabalho. É necessário avaliar junto aos colaboradores as condições estruturais existentes em seus lares. A partir deste levantamento, é primordial treinar os funcionários sobre as medidas de prevenção e os fatores de risco para a saúde, decorrentes do trabalho. 

  

Mesa e cadeira inadequadas e desconfortáveis, associadas a vícios posturais, sobrecarregam o corpo, desencadeando dores e alterações, principalmente na coluna. A má postura, além de adoecer o corpo, também pode adoecer a mente, pois, ao sentir dores constantes, o indivíduo desencadeará diversos sentimentos e emoções que afetarão diretamente sua saúde mental. Por isso, a prevenção é imprescindível. 

  

Para quem trabalha sentado, o ideal é encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas. Os ombros devem estar levemente posicionados para trás, nunca para frente. Evite abaixar a cabeça. Trabalhar em cadeira ergonômica é primordial (a que atende às normas de ergonomia — NBR 13962/2018). 

  

O colaborador também deve observar o seguinte: 

— Sua postura corporal ao digitar no computador ou notebook;

— Dar atenção especial ao posicionamento do pescoço e dos braços;

— Lembrar de mover os olhos e não a cabeça;

— Verificar a altura da cadeira, do apoio para os braços e do monitor;

— O mouse também deve ter apoio para os pulsos e estar apoiado na mesma superfície do teclado.

  

As pausas também são fundamentais para aliviar a pressão sobre o corpo. O colaborador pode se alongar, esticar a coluna, mudar a posição, levantar, dar uma volta, beber água ou café, ir ao banheiro, enfim, movimentar-se. 

  

Devemos prezar pela saúde, qualidade de vida e conforto também no horário de trabalho. Entre os inúmeros benefícios de ter uma boa postura corporal, podemos destacar a demonstração de confiança, que pode ser grande aliada na saúde mental do colaborador e nos resultados positivos no trabalho. Uma postura correta, além de transmitir mais confiança, projeta melhor a voz e a imagem pessoal.

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