Baixa visão: o que é e como fazer a inclusão dos estudantes

Instituições de Ensino

Entrevista exclusiva com Maria da Gloria de Souza Almeida, assessora da direção do Instituto Benjamin Constant

 

A equipe Mudes já produziu uma matéria sobre como as escolas podem realizar a inclusão de estudantes com baixa visão. Hoje, dando continuidade ao assunto, trouxemos uma entrevista com Maria da Gloria de Souza Almeida, assessora da direção do Instituto Benjamin Constant, Instituição de referência nacional na educação, capacitação e atendimento de pessoas cegas, com baixa visão, surdocegas ou com outras deficiências associadas à visão, que nos explicou como proceder nessa volta às aulas. 

 

“O conhecimento sobre o assunto é fundamental. Muitas vezes, classifica-se uma criança de preguiçosa ou incapaz pelo seu baixo rendimento. No entanto, na maioria das vezes, os alunos sofrem de alguma patologia ocular que atrapalha seu desempenho escolar e por tanto, sua qualidade de vida e aprendizagem. É preciso que a escola e os professores fiquem atentos e não rotulem esta criança.”

 

– O que é classificado como baixa visão? 

A baixa visão classifica-se de acordo com a severidade do déficit visual.  

   – Classificação: 

  • 20 por 60 a 20 por 160 – baixa visão moderada 

  • 20 por 200 a 20 por 400 – baixa visão grave 

  • 20 por 500 a 20 por 1000 – baixa visão profunda  

  • menos de 20 por 1000 – quase total 

 

– Sinalizadores táteis são indicados para baixa visão? 

Os sinalizadores táteis são concebidos para pessoas cegas os sinalizadores para pessoas com baixa visão precisam ter a fonte da letra adequada, a cor de fundo contrastando com a letra ou desenho efetuados. São sinalizadores visuais. Para quem tem uma baixa visão bastante de minuta, os sinalizadores táteis podem ajudar um pouco. 

 

– Quais mudanças a escola pode realizar para a adaptação do aluno com baixa visão? 

A baixa visão é muito complexa, já que patologia afeta um tipo de desempenho. A patologias que trazem fotofobia (rejeição a luz), outras necessitam de bastante luminosidade. A pessoa teria que passar por um exame médico rigoroso feiro por um especialista em baixa visão. Desta maneira, a escola tem de estar preparada para atender às necessidades de cada aluno. 

  • Ações básicas: salas claras, porém, sem a incidência direta de luz sobre a carteira da criança, a menos que esta necessite de uma luminária para ajudá-la; 

  • Na arrumação das carteiras deve-se observar se janelas e/ou portas estão abertas, trazendo a luz solar, pois podem incomodar e atrapalhar a criança; 

  • O quadro de giz, preferencialmente, deve ser branco, utilizando-se uma caneta própria; 

  • Os cadernos devem ter pauta larga com linhas bem escuras; 

  • O lápis ideal é o 6B; 

  • Os desenhos de qualquer natureza devem ser simples, com poucos detalhes e usando-se no máximo 3 cores, evitando o que chamamos de poluição visual; 

  • Um dos pontos mais importantes é o uso do contraste, seja na escrita ou na apresentação de qualquer elemento gráfico. Os contrastes ideais: fundo brando com letras pretas ou vice-versa e fundo amarelo com letras prestas ou vice-versa. O azul marinho com o branco também pode ser usado; 

  • Evitar o uso de cores que pertençam à mesma gama, propiciando dificuldade na identificação; 

  • Os avisos ou cartazes pregados nas paredes devem obedecer a uma altura mais ou menos de 1m25cm, não ficando nem alto nem baixo demais; 

  • O ideal é que paredes e portas tenham também cores contrastantes para facilitar a independência do aluno; 

  • É interessante colocar-se próximo ao início das escadas uma faixa indicativa para evitar acidentes. Esta faixa deve ser contrastante com a cor do chão. Tal estratégia também é usada para pessoas cegas, sendo a faixa texturizada; 

  • Ao final dos degraus pode-se colocar também faixas com cores contrastantes a fim de que a criança, em especial, entenda onde termina cada degrau; 

  • Existem muitos recursos ópticos: régua de aumento, lupas de mão, lupas eletrônicas e outros equipamentos mais sofisticados. Tudo vai depender do grau da visão da criança e das condições que sua patologia exige; e

  • Na atualidade, recomenda-se para certas pessoas com baixa visão o uso da bengala para que se evite acidentes. A cor da bengala para baixa visão é a verde.

           

    – Qual a distância indicada para esses alunos estarem da lousa? 

A distância para a carteira terá de ser determinada por um teste prescrito pelo médico e executado pelo professor. A distância vai ser determinado a partir desse teste. 

     

   E para o ensino online: 

– A instituição deve considerar o tempo o qual os alunos ficam expostos às telas? Quais os cuidados necessários para evitar piora no quadro do aluno? 

As Instituições de ensino, bem como a família, devem ver com muito cuidado isto que está se tornando um problema grave: a exposição exagerada às telas de computadores, tabletes e celulares. Em se tratando em crianças com baixa visão, é claro que o problema se agrava, deste modo o médico é quem deve orientar a escola como agir, como já foi dito cada patologia tem um conjunto de peculiaridade que devem ser respeitadas.  

 

–  Qual tempo limite indicado para as aulas online de crianças com baixa visão? 

As aula on-line são uma novidade, assim, ainda uma vez, os oftalmologistas devem entrar no circuito dessas considerações, para que problemas maiores não sejam criados.  

As primeiras indicações nesta listagem são próprias para os cegos, sendo uteis também para pessoas com baixa visão muito reduzida. 

  • Sistema Dosvox: (gratuito) 

  • Leitor de tela do Windows: NVDA (gratuito) 

  • Ampliadores de tela: 

  • lupa do Windows (faz parte do Windows e é pago) 

  • zoomtext (pago); e 

  • SuperNova (pago). 

Obs. a fonte da letra mais usadas por nós é verdana e o Arial. 

 

“Há uma grande necessidade de que políticas públicas efetivas sejam criadas, implementadas e avaliadas. Somente assim, teremos uma escola efetiva e inclusiva.” – Maria da Gloria de Souza Almeida 

 

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CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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