Quem somos

Como fazer a inclusão do estudante com baixa visão

Instituições de Ensino

Você sabia que a baixa visão também é considerada deficiência?  

Quando abordamos a temática visual, é normal imaginarmos um deficiente com cegueira total, mas você sabia que a baixa visão é também classificada como deficiência? A inclusão de crianças e adolescentes PcD no ambiente escolar é um assunto que deve ser abordado extensivamente para garantir os direitos constitucionais desses estudantes, no entanto ainda é um tema pouco explorado. 

 

O que é baixa visão? 

Também chamada de visão subnormal, é definida pela perda de visão que não pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes ou cirurgia. A causa da baixa visão pode ser congênita, em outras palavras, caso em que a pessoa já nasce com essa condição, ou adquirida, caso em que se desenvolve ou se adquire a baixa visão ao longo da vida. 

 

Inclusão 

Para promover a inclusão do estudante com baixa visão na escola, algumas medidas podem ser tomadas, como por exemplo: 

  • material impresso utilizando fonte grande para facilitar a leitura; 
  • ambiente bem iluminado;  
  • manter boa distância entre as carteiras para facilitar o deslocamento do estudante; 
  • posicionar o estudante na primeira carteira da fila central da sala de aula, de modo que fiquei em frente à lousa; 
  • explorar leitura em voz alta; 
  • proporcionar momentos de “descanso ocular” e explorar outras formas de aprendizado, como dinâmicas de grupo por exemplo; e 
  • ao professor, buscar sempre realizar as explicações de frente para o aluno, ou trazê-lo para mais próximo, a fim de que não haja comprometimento do entendimento da lição. 

 

Clique aqui e acesse outros conteúdos voltados para instituição de ensino! 

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.