Nos dias 7 e 8 de dezembro, a Fundação Mudes participou do Rio Youth Summit — de jovens para jovens, na Nave do Conhecimento, no Engenho de Dentro.
O evento — uma realização da Usina de Startup em parceria com a Secretaria de Juventude do Município do Rio de Janeiro (JuvRio) —, teve como foco a juventude carioca, a fim de promover o empreendedorismo e o desenvolvimento de novas ideias para desafios e projetos na área da Cultura.
O Rio Youth Summit iniciou com a entrega dos prêmios do projeto Juventude Inovadora, o anúncio dos ganhadores e a premiação do hackathon, que aconteceu on-line na semana anterior.
O professor e mentor da equipe ganhadora, João Glioche, falou da importância desses eventos para a vida e carreira dos jovens. “Protagonismo. Essa é melhor definição. Eventos como esse ajudam aos jovens entenderem que podem escrever a própria história.”
Segundo a subsecretária da Juventude, Gabriella Sampaio, o hackathon e o projeto impactaram, direta e indiretamente, em torno de 10 mil jovens do Município do Rio de Janeiro.
O evento contou com diversas palestras sobre consciência financeira, empreendedorismo jovem, cases de sucesso e a participação das tutoras da Fundação Mudes, Juliana e Luana, que falaram sobre marketing pessoal e empregabilidade, utilizando dinâmicas para ajudar, de forma simples e prática, os jovens presentes.
Ao final, foi assinado o contrato de parceria entre a Fundação Mudes e a Usina de Startups. Por meio do acordo, as instituições poderão impactar a vida e carreira de milhares de jovens brasileiros.
Na ocasião, o Presidente da Fundação Mudes, Professor Cleto de Assis, falou sobre a importância das parcerias. “A exemplo da expansão do universo, nós buscamos nos unir ao maior número de parceiros para ampliar o impacto social.”