O programa foi criado, em 2004, pela Lei n.º 11.096/2005 por iniciativa do governo federal
O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda ingressarem em curso de graduação em instituições de ensino particulares.
Bolsas
Com as bolsas que o Prouni disponibiliza, os estudantes podem cursar uma faculdade/universidade particular de duas formas:
- Bolsa integral: abrange 100% da mensalidade. O estudante fica isento do pagamento, pois a bolsa cobre todo o valor durante o curso. Esse tipo de bolsa é voltado para estudantes com renda de até 1,5 salário mínimo.
- Bolsa parcial: abrange somente 50% do valor da mensalidade. O estudante deve pagar a outra metade.
Além disso, dependendo do desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as bolsas podem variar.
Inscrição
O processo seletivo, geralmente, acontece no início e no segundo semestre do ano. As inscrições são realizadas pelo site do Prouni, utilizando a nota do Enem, que deve ser superior a 450 pontos e a redação não ter sido zerada.
Para participar do programa, é necessário não ter diploma do ensino superior e renda mensal de até três salários mínimos por pessoa. Também é preciso se encaixar em alguns requisitos, como:
— Ter cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular com bolsa integral;
— Ter cursado parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede particular com bolsa integral;
— Ser pessoa com deficiência (PcD);
— Ser professor de escolar pública.
Quando o candidato se cadastra, ele tem a opção de escolher duas instituições de ensino que queira ingressar e o tipo de bolsa (integral ou parcial).
Além disso, no período da inscrição, o candidato ainda pode fazer alterações, caso queira trocar de instituição ou curso. Todavia, fique atento! Quando o sistema fecha a última atualização será esta que valerá.
Nota de corte
O cálculo é realizado diariamente pelo Prouni, considerando o número de vagas disponíveis para o curso e a nota que o candidato obteve no Enem.
Prazos e documentos
Após o fechamento do sistema, o Prouni verifica quais candidatos tiveram as melhores notas para os cursos e as vagas disponibilizadas para a instituição selecionada. O resultado sai no site do programa e no da instituição em poucos dias.
Os candidatos pré-selecionados precisam comparecer à instituição de ensino com os documentos necessários, a fim de comprovar as informações prestadas na fase de inscrição e garantir a vaga na universidade.