O estágio é o momento em que o estudante começa a se ambientar com a sua profissão e consegue colocar em prática o que vem aprendendo na faculdade
Na área da engenharia são diversas as possibilidades que um estudante pode ter e vivenciar dentro de um programa de estágio em uma empresa. Além disso, ele permite uma troca de experiências com os colaboradores da empresa, onde novos aprendizados e ideias que podem surgir.
A Fundação Mudes conversou com a estudante de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), Nathaline Nunes, estagiária, que conquistou a vaga através do processo seletivo da Mudes e nos contou a importância do seu trabalho na atual empresa.
“O meu atual estágio é na Mac Laren Oil, que trabalha com estaleiros de construção, reparo e transportes navais. Aqui, eu consigo ver exatamente a operação. Além disso, por ser uma equipe menor (eu e mais dois gerentes), todos dão maior importância para o meu trabalho e minhas opiniões, bem como minhas tarefas têm sido bem mais desafiadoras e agregadoras no quesito aprendizagem.”
Nathaline também nos contou que sua expectativa em relação ao estágio é poder inovar com sua equipe, realizar mudanças significativas em sua área, para que futuramente possa vir a ser efetivada. Ela também compartilhou um pouco sobre as suas atividades no atual estágio:
“Sou responsável em analisar as melhores formas de logística dos produtos da nossa empresa cliente (tais como bobinas, materiais químicos, aços de todos os tipos e tamanhos para confecção de tubos flexíveis). Faço mapeamento e otimização de processos, elaboro a melhor forma de armazenamento e logística para o transporte desses materiais, e tenho a possibilidade de treinar o meu AutoCad para reproduzir as organizações. Além disso, realizamos auditorias nos estaleiros e estamos trabalhando para implantar cada vez mais treinamentos técnicos e sobre segurança para os operadores.”
Por fim a estudante deixou um recado para os alunos de engenharia, disse que é preciso ter coragem e aceitar os novos desafios.
“Minhas dicas seriam para que aproveitem o início da faculdade para experimentarem todas as atividades extracurriculares possíveis, pois o networking e as experiências que vocês adquirem contam muito para encontrar um estágio posteriormente. Meu primeiro estágio na Enel era para alunos a partir do 6º período, e eu estava no 3º quando entrei, pois tive coragem de participar e ousadia para mostrar quem eu era e que poderia fazer a diferença. Mais do que conteúdos técnicos e programas (precisamos disso, com certeza, mas não é o mais importante), devemos ter inteligência emocional e desenvolver nossas habilidades interpessoais.”
Torcemos pelo sucesso de Nathaline e de todos os estudantes que buscam ser inseridos no mercado de trabalho!
Clique aqui para ter acesso a outros conteúdos da Fundação Mudes.