Programa de Estágio – Por que é importante sua empresa aderir?

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Conheça as vantagens que um Programa de Estágio pode trazer para sua empresa. Entenda quais os benefícios o programa pode trazer.

 

Implementar um Programa de Estágio representa uma oportunidade de crescimento profissional para o estagiário, além de uma estratégia decisiva no que diz respeito ao desenvolvimento da empresa. Trata-se de uma relação com benefícios para as duas partes.

Quer entender melhor quais as reais vantagens que um Programa de Estágio pode trazer para a sua empresa? Veja a seguir:

 

O que é um Programa de Estágio?

O Programa de Estágio é um conjunto de atividades desenvolvidas nas empresas, a fim de possibilitar a formação de profissionais qualificados. Todo processo deve ser regulamentado pela Lei do Estágio 11788/2008. Inclusive, em seu artigo primeiro, a legislação define o estágio como “um ato educativo escolar” que visa à preparação para o trabalho produtivo.

Um dos objetivos do Programa de Estágio é identificar talentos, contribuindo para que eles desenvolvam suas carreiras com sucesso e também agreguem valor a empresa.

Contratar jovens talentos significa, entre outros benefícios, agregar novas habilidades e diferentes perspectivas para executar tarefas. Além disso, o estudante tem em sua instituição de ensino o respaldo de um corpo docente qualificado para orientar uma visão macro dos desafios.

Isso, muitas vezes, habilita o jovem a identificar problemas ou deficiências que possam passar despercebidas aos olhos dos colaboradores mais antigos.

Quais são as vantagens de contratar um estagiário?

1. Renovação da empresa 

Normalmente mais jovens que os demais funcionários, os estudantes podem acrescentar bastante na criação de novos produtos ou até mesmo motivar o restante da equipe pela troca de experiências entre ensinamentos da sala de aula e a vivência de mercado dos colegas como, por exemplo, novas tecnologias, segmentos do mercado, fornecedores, matéria-prima ou até mesmo outras estratégias que busquem a sustentabilidade, eficiência e economia.

Assim, os estagiários podem fazer com que as empresas se tornem melhores, mais produtivas, menos custosas e mais eficientes.

 

2. Buscam crescer 

Como o estágio é em muitos casos primeira experiência profissional, os estudantes tendem a explorar melhor suas habilidades para mostrar bons resultados e destacar em suas tarefas para crescer dentro da empresa. E isso impulsiona também o crescimento dos negócios.

 

3. Vontade de aprender 

Seja no ensino médio, técnico ou superior, todo o conteúdo absorvido em sala de aula é colocado em prática durante o estágio. Mais do que isso, os estagiários têm interesse em conhecer toda a rotina da empresa e aplicar seu conhecimento teórico no dia a dia de trabalho.

 

4. Custos 

Em função da atual situação econômica, algumas empresas reduziram o quadro de funcionários que segundo a CLT, implicam em custos altos às instituições com contribuições trabalhistas e previdenciárias a serem pagas. Do outro lado, a contratação de estagiários requer menos investimento em pessoal.

Sem vínculo empregatício e com bolsas-auxílio, cujo valor é determinado pela empresa, o estagiário é menos oneroso para a folha.

 

5. Segurança ao contratar

Com contratação totalmente dentro da Lei 11788/2008, o estagiário não representa representa riscos jurídicos ou trabalhistas (uma vez que se siga o previsto no contrato de estágio – TCE). A exigência por acompanhamento supervisionado também condiciona a empresa a aferir de perto o rendimento do jovem profissional, o que é sempre uma garantia de que os resultados obtidos estão sendo satisfatórios.

 

Como montar um Programa de Estágio?

Um tarefa importante para estruturar um Programa de Estágio é definir, dentro da área de Recursos Humanos da empresa, o profissional que será responsável pelo estagiário, definindo quem será seu gestor.

No período de estágio desenvolvido na empresa são exigidos relatórios que avaliam o desempenho do estagiário. Normalmente essas avaliações devem ser entregues em um intervalo de seis meses, conforme a Lei, para que seja acompanhado se o estudante está realizando atividades envolvidas ao seu curso e se a instituição está satisfeita com seus trabalhos.

 

Estabeleça o perfil do estagiário desejado 

Estabelecer o perfil do estagiário que se deseja contratar é outro fator essencial. A formação do profissional é um dos pontos a ser considerado, de acordo com as atividades e o negócio da empresa. A meta é a contratação de pessoas provenientes do ensino médio ou que cursam o nível superior? Qual a área de formação necessária?

Não se esqueça de levar em conta, ainda, outros aspectos, como o alinhamento à cultura da organização. Embora o estágio não seja uma vaga de emprego como as outras, é importante que as premissas que regem as demais contratações sejam consideradas no recrutamento e na seleção dos estagiários.

 

Integre os estagiários à empresa 

Após realizar a contratação, é importante que o estagiário seja recebido e integrado na empresa. Nesse aspecto, não deve existir diferenciação entre ele e os funcionários efetivos. É importante que o novo estagiário conheça os projetos em desenvolvimento na companhia e compreenda qual será seu papel na estrutura da organização.

 

Valorize as habilidades do estagiário

Por ser um colaborador com bastante potencial e em qualificação – com a oportunidade de aliar os conhecimentos teóricos à prática do mercado – é importante valorizar as atividades que desempenham.  Utilizá-los para tirar cópias ou entregar documentos, por exemplo, pode ser um desperdício. É preciso valorizar suas habilidades.

 

Qual papel do Agente de Integração no Programa de Estágio

O agente de integração atua como auxiliar no processo de aperfeiçoamento do estágio sendo responsável pela interlocução entre empresas, instituições de ensino e estudantes. A Fundação Mudes fica encarregada de toda a documentação necessária, pagamento de seguro, assim como a divulgação das vagas, recrutamento e seleção de candidatos e manutenção do contrato do estágio.

 

Por meio da parceira com a Fundação Mudes a empresa pode garantir:

 Atendimento às exigências da Lei do Estágio,

 Viabilização de todas as formalizações jurídicas necessárias,

 Orientação sobre as obrigações técnicas e legais do estágio,

 Celebração do convênio com as instituições de ensino,

 Realização do seguro contra acidentes obrigatório para os estudantes,

 Entre outros.

 

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CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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