Quais são as etapas do processo seletivo PCD?
Para responder a essa e outras perguntas, a equipe Mudes conversou com Alfredo Villanueva, profissional do setor de desenvolvimento da Fundação Mudes. Mas antes, no post anterior, detalhamos os principais artigos da Lei nº7.853/1989, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Para rever a matéria, clique aqui!
Fundação Mudes: Como é realizado o recrutamento dos candidatos?
Alfredo: O recrutamento e seleção de PcDs é realizado como em qualquer outra seleção, pois a pessoa com deficiência deseja ser inserida na sociedade sem discriminação. Nossa avaliação é feita através de análise curricular, comportamental e acadêmica, somente então vemos tópicos relacionados com a deficiência do candidato para saber se as atividades da vaga não irão prejudicar sua saúde e/ou integridade física e mental.
Fundação Mudes: Quais são as etapas do processo seletivo?
Alfredo: Fora a análise curricular e entrevista, podem ser realizados testes de gosto do contratante. Também é verificado o CID (Classificação Internacional de Doenças) do indivíduo para averiguar as limitações do candidato e como ocorreu sua deficiência, se é congênita ou adquirida.
Fundação Mudes: Existe acompanhamento médico?
Alfredo: Cada deficiência tem uma causa e consequência, então sim, em alguns casos pode haver a necessidade de acompanhamento médico prolongado, assim como o uso de remédios para dor ou sessões de fisioterapia. Nesse caso, o colaborador precisa realizar consultas médicas frequentemente.
Fundação Mudes: Qual é o diferencial da Mudes nesse processo?
Alfredo: Nosso diferencial com certeza é o fator humano. O trato que temos com nossos candidatos e a preocupação em saber se estaremos conduzindo-os para uma oportunidade que vai de acordo com suas competências e conhecimentos.
A Fundação Mudes acompanha seus candidatos durante todo o processo seletivo, orientando e fazendo o possível para garantir que seus direitos sejam respeitados, promovendo bem-estar e garantindo a cidadania.
Tenha acesso a mais conteúdos clicando aqui!