Os impactos do racismo na saúde mental dos colaboradores e como mudar esta realidade

Notícias

Novembro é marcado por inúmeras ações que visam analisar os impactos da desigualdade racial e o racismo presente na sociedade brasileira. Em 20 de novembro, celebra-se o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. 

 

A data foi instituída pela Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011 como referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares (20 de novembro de 1695), líder do Quilombo dos Palmares – localizado entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, região Nordeste do país. 

 

Zumbi foi assassinado por lutar pela liberdade de culto e religião, e por liderar um dos principais movimentos de libertação de descendentes africanos escravizados à época. É considerado o maior símbolo da luta pela liberdade da população negra na história do país. Seu exemplo de resistência é seguido por todos os que almejam a construção de uma sociedade mais igualitária e rica em diversidade racial. 

 

O processo histórico de construção do país tem as desigualdades raciais e o racismo como principais pilares de sustentação do Estado, oriundo da colonização dos povos originários e africanos, repercutindo significativamente nas relações sociais, econômicas e corporativas.  

 

Segundo estudo realizado pela CEGOS, empresa especializada no ramo de treinamento e desenvolvimento, 75% das empresas brasileiras apontam o racismo como principal forma de discriminação no ambiente de trabalho. Ao redor do mundo, 82% dos entrevistados relataram já ter presenciado algum tipo de discriminação 

 

A experiência de desconforto produzida pelo racismo pode aparecer antes mesmo da contratação. Pesquisa desenvolvida pelo Movimento Potências Negras, em parceria com Shopper Experience (2022), com 812 mulheres negras, apontou que 63% delas já sofreram discriminação durante processos seletivos 

 

De acordo com pesquisa do Instituto Ethos, 4,7% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas brasileiras são ocupados pela população negra no Brasil. Quando se faz o recorte de gênero, percebe-se que as mulheres negras representam somente 9,3% dos quadros das companhias e ocupam apenas 0,4% dos altos cargos. Por outra ótica, conforme levantamento publicado no site de recrutamento “Vagas.com”, por meio da análise do perfil étnico-racial das pessoas cadastradas no site, os negros só são a maioria em posições operacionais e técnicas; ao passo que o quantitativo é reduzido em cargos de suporte, média e alta gestão. Diante de tais dados, julga-se importante provocar reflexões sobre os motivos que contribuem para a existência do contexto de racismo no ambiente de trabalho e os impactos produzidos na saúde mental dos trabalhadores.  

 

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (instituída pela Portaria n° 992, de 13 de maio de 2009, do Ministério da Saúde) reconhece o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde. Desta forma, o racismo estrutural presente na sociedade brasileira está relacionado com o sofrimento psíquico da população negra, pois situações de discriminação podem desencadear o surgimento de doenças e transtornos psicológicos, como ansiedade, depressão e Burnout.  

 

Tomando como base o guia produzido pela psicóloga e especialista em Gestão de Recursos Humanos, Mayara Gonçalves, e o jornalista e estudioso das relações raciais, Davi Akintolá, publicado em reportagem do site  UOL, elaborado a partir da vivência dos profissionais e pela observação de tratamentos oferecidos aos colaboradores brancos e negros, os principais pontos que auxiliam a perceber a identificação do racismo no ambiente corporativo são:

 

  • Descredibilização: o questionamento não vem em relação ao trabalho, mas sim em relação à pessoa. O ataque é pessoal;
  • Policiamento de tom: o que você diz é muito importante, mas não pode ser dito “desta forma”;
  • Apagamento: você tem espaço para falar, mas, após a sua fala, todas as pessoas fazem silêncio e mudam de assunto;
  • Salvacionismo branco: a exigência de uma gratidão despropositada, como se a sua competência e o seu trabalho não justificassem a sua permanência e o seu salário;
  • Dois pesos e duas medidas: a régua da tolerância ao erro diminui. Os requisitos para promoção aumentam;
  • Reconhecimento vazio: você é incrível, mas sem aumento, sem promoção, sem avanço na carreira;
  • Sua entrega nunca é suficiente: nem mesmo quando alcança a meta. Nesse caso, não a alcançou como deveria;
  • Inclusão simbólica: ser o único naquele espaço. Isolamento dos seus pares;
  • Esvaziamento da posição: quando finalmente você se senta na cadeira de liderança, o prestígio, o respeito, a autonomia e a autoridade não vêm junto. 

 

Os aspectos apresentados pelos especialistas sobre a temática nos revelam que as práticas corporativas são atravessadas pelas desigualdades presentes na sociedade, as quais contribuem para a produção de uma certa hierarquização entre os grupos sociais, demarcados por relações de gênero, classe e raça. Assim, julga-se necessário a construção de práticas que visem à igualdade racial e à promoção de saúde mental dos colaboradores negros nas empresas, propiciando a diversidade e os respeito às diferenças. 

 

A seguir, seguem dicas que podem ser implementadas nas empresas: 

  • Elaboração de processos seletivos inclusivos; 
  • Mudança de cultura nas empresas e ações que incentivem a permanência de pessoas negras; 
  • Criação de grupos de afinidades étnico-raciais, a fim de promover debates que fomentem a discussão de práticas para a produção de equidade racial;
  • Realização de rodas de conversa e palestras que visem abordar a temática das relações étnico-raciais no trabalho;
  • Escuta ativa e sensível às questões apresentadas pelos colaboradores negros, com a intenção de dirimir os principais efeitos psicossociais das desigualdades raciais no ambiente de trabalho.

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.