Novembro Azul: dicas para o autocuidado masculino

Notícias

Novembro é marcado por inúmeras ações que dão visibilidade à importância sobre os cuidados da saúde preventiva do homem, em consonância com a iniciativa internacional “Novembro Azul”, que teve origem na Austrália, em 2003. No Brasil, desde 2008, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11), o referido mês é conhecido por proporcionar à população masculina reflexões acerca da conscientização e prevenção contra o câncer de próstata. 

 

É fundamental enfatizar que os homens possuem resistência em procurar atendimento de saúde. De acordo com levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), utilizando como referência dados do Ministério da Saúde (MS), em 2022, foram registrados 200 mil atendimentos de homens em urologistas no Sistema Único de Saúde (SUS); ao passo que mais de 1,2 milhão de consultas foram realizadas por mulheres em ginecologistas. 

 

Segundo o estudo produzido pela empresa global Abbot, em conjunto com a Men’s Health Network, 61% dos homens entrevistados admitem que procuram o tratamento de saúde quando julgam necessário; entretanto, não possuem o hábito de realizar consultas médicas preventivas ou check-ups anuais. Além disso, 46% dos entrevistados relataram ficar ansiosos ou nervosos antes da consulta médica, assim como 50% disseram que têm medo de tomar conhecimento sobre um problema grave de saúde.  

 

A literatura científica indica que as causas para tais dados são múltiplas. O preconceito e a falta de informações qualificadas ainda impedem homens de realizar exames médicos e procurar atendimentos em saúde necessários, assim como impossibilita a busca pelo suporte ao cuidado em saúde mental. 

 

A ausência do autocuidado masculino é atravessada por estereótipos de gênero, valores patriarcais e fundamentos desatualizados sobre masculinidade presentes na nossa sociedade, que interferem na construção de uma visão equivocada.  Para romper com essa lógica, julga-se eficaz apostar na desconstrução de ideais que reforçam estereótipos. 

 

Assim, os homens devem colocar em prática recursos que visam ao seu processo de autoconhecimento e amor-próprio.  Incorporar ações de autocuidado no seu dia a dia é indispensável para uma vida mais saudável e longeva. Tais medidas são fundamentais para a nossa saúde física, mental e emocional. Afinal, cuidar de si não é um sinônimo de fraqueza ou de fragilidade. 

 

A seguir, apresentaremos dicas valiosas para o bem-estar masculino:   

  • Tenha em mente que autocuidado vai além da realização de atividades físicas; 
  • Mantenha uma alimentação saudável, priorizando alimentos naturais, fibras, minerais, vitaminas e proteínas; 
  • Tire de 10 a 15 minutos do seu dia para fazer uma meditação;  
  • Realize cuidados de higiene, como escovar os dentes, tomar banho e fazer a barba.  

 

E não se esqueça de fazer os seguintes exames: 

  • Verificação da pressão arterial; 
  • Hemograma completo; 
  • Dosagem da glicemia;
  • Dosagem do colesterol;
  • Exame de urina;
  • Atualização da carteira vacinal;
  • Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC);
  • Exame da próstata;
  • Fazer check-up regular. 

 

Por fim, é fundamental cuidar da saúde mental. Acredita-se que diversos fatores podem afligir a vivência do homem na sociedade, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas relacionados com o trabalho, por exemplo. Tais questões podem ocasionar desequilíbrio emocional. 

 

É importante compreender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que o tratamento é primordial. Procurar ajuda não é sinônimo de fraqueza, pois cuidar de si também é coisa de homem!

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.