Nova carteira de identidade começa a ser emitida para crianças e jovens até 18 anos

Notícias

Documento, que tem o CPF como único número de identificação em todo o país, ainda não está sendo expedido em caso de segunda via 

 

O Detran RJ começou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para crianças e jovens até 18 anos. No Estado do Rio, o novo documento já estava sendo emitido, desde janeiro deste ano, para a faixa etária entre zero e 11 anos. A nova CIN estará disponível para crianças e adolescentes que pedirem a primeira via do RG em qualquer posto de identificação civil do Detran RJ. 

 

Para expedir o documento, é preciso ter a certidão de nascimento original da criança com o CPF ou a certidão original e o documento de inscrição no CPF. Nos casos em que a criança não tiver o CPF, receberá o modelo antigo de identidade. 

 

A nova CNI tem um QR Code para verificar sua autenticidade, por onde é possível saber se foi furtada ou extraviada. Também foi incorporado o MRZ, um código internacional usado em passaportes, podendo ser lido em terminais de autoatendimento de aeroportos brasileiros. 

 

Prazo de validade da nova CNI 

Crianças até 11 anos — cinco anos 

Entre 12 e 59 anos — dez anos 

Acima de 60 anos — prazo indeterminado 

 

Segundo o diretor de Identificação Civil do Detran RJ, Pedro Paulo Thompson, o órgão tem até dezembro de 2023 para concluir a implementação da CIN para cidadãos de outras faixas etárias. 

 

O documento no formato anterior será válido no país até 28 de fevereiro de 2032, permitindo uma transição gradual para o novo modelo. Pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não mudar o documento. 

 

Fonte: Extra

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.